OVERTURE

INVENTÁRIO

NESTA SEÇÃO
EXPLICANDO
AVALIAÇÕES
DEDO NO JOYSITCK
SESSÃO CRÍTICA
ESTÚDIO SOM
SANTUÁRIO: CONECTADO
PERDIDO.DOC
PRODUTORES
PREMIAÇÕES

TEMPORADAS
EXPLICANDO
AVALIAÇÕES
Além das análises em texto, cada obra ou assunto podem ser avaliadas pela equipe tanto por estrelas (0 a 5 ou 1 a 5) quanto por notas (0 a 10,0)


Por Estrelas - Modelo II ¹/² [Atualizada em 26/04/2015 - 03:12]

 LIXO TÓXICO🤢
 FIZERAM NA MALDADE
 VAI PRA LÁ😂
 FALTOU RITMO
 FALTOU MEIO RITMO
 QUASE UMA PIPOCA
  PEGUE SUA PIPOCA🍿
 VALE UMA PIPOCA E UMA BEBIBDA🥤
 QUASE FAMOSO🎖
 CALÇADA DA FAMA🥇
 RUMO AO OSCAR🏆


Por Estrelas - Modelo II [Atualizada em 25/04/2015]

 LIXO TÓXICO
 FIZERAM NA MALDADE
 VAI PRA LÁ
 FALTOU RITMO
 FALTOU MEIO RITMO
 QUASE UMA PIPOCA
 PEGUE SUA PIPOCA
 VALE UMA PIPOCA E UMA BEBIBDA
 QUASE FAMOSO
 CALÇADA DA FAMA
 RUMO AO OSCAR

Por Estrelas - Modelo I
LIXO TÓXICO  
FALTOU RITMO
PEGUE SUA PIPOCA
  CALÇADA DA FAMARUMO AO OSCAR

Por Notas

0 a 1 - Ruim
1, 1 a 6, 9 - Regular
7 a 8, 9 -
Bom
9 a 9, 9 - Muito Bom
10, 0 -
Excelente



DEDO NO JOYSTICK 
Canal de artigos dedicado a análise de Videogame. Conheça o significado de cada programação.

TESTANDO O JOGO: O modelo simples traz análises curtas.
PRIMEIRAS IMPRESSÕES
: Material preliminar que apresenta um jogo (novo, desconhecido ou antigo)
ANÁLISE Ex: O estilo tradicional costuma apresentar Análises longas e detalhadas + Extras

[Atualização: 24/04/2015]
MUDANÇAS NOS SIGNIFICADOS
O antigo ANÁLISE EX foi alterado para ANÁLISE Ex (tirando o termo EX, referência ao sistema dos jogos de luta da Capcom)


SESSÃO CRÍTICA
Canal de artigos dedicado a análise de filmes e outros eventos não relacionados aos outros canais.
Conheça o significado de cada programação.

ANÁLISE EX: O estilo tradicional costuma apresentar Análises longas e detalhadas + Extras

ESTÚDIO SOM
Canal de artigos dedicado a análise e especiais envolvendo o mundo da música. 

SANTUÁRIO: CONECTADO
Canal de artigos dedicado às notícias. 

ORIGINAIS A.R. 
Canal de sinopses, críticas, entrevistas,
prévias e tudo mais sobre as produções 
originais em quadrinhos, revistas, documentários, filmes e qualquer
Outro tipo de mídia da A.R. Produções.

CANAIS ESPECIAIS
(Também podem vir inclusos nos marcadores dos canais principais paralelamente)

MUITO ALÉM DA ODISSÉIA: Materiais que podem ir muito além do mundo do entretenimento. Chegando a incluir política, poesias e outros assuntos. 

PERGUNTAS & RESPOSTAS: Iniciativa feita pra responder e perguntar a outras comunidades, visitantes e membros.


PERDIDO.doc
Rede PERDIDO NO TEMPO que engloba todos os canais citados anteriormente. 
Foco total em conteúdos especiais e análises. 

PRODUTORES
Nome gentilmente concedido a todos os nossos apoiadores da Twitch, You Tube, domínio e demais redes sociais do Santuário Perdido.


PREMIAÇÕES
O Melhor Dos Melhores - Punho De Ferro
(Best Of The Best - Iron Fist)
A nossa homenagem que destaca as melhores obras ou categorias da mesma através deste caríssimo e almejado troféu.

[ATUALIZAÇÕES - 12/04/2013 - 01:14]
A HISTÓRIA DO SELO TROFÉU NO BLOG E SUA REPRESENTAÇÃO
Por ser mais coerente com a cor do prêmio, o troféu sempre foi chamado de Punho Dourado (Gold Fist) nas postagens, nunca de Punho de Ferro (Iron Fist) onde o termo se ligava mais à essência da premiação do que a estrutura física e visual do prêmio.

O vencedor também leva um selo Honorário.

TEMPORADAS


Ano I: Temporada Piloto / Experimental
(24 de Abril de 2009 - 24 de Abril de 2010)

Sinopse


O Episódio Piloto inaugurava o retorno do Santuário após um hiato de 5 anos em sua hospedagem no (atualmente extinto) .kit.net em uma nova era e com novas ambições e propostas. Esta nova fase se trata de um reinício. O Santuário vivia a sua fase experimental e chegou a ganhar vários subtítulos. O seu primeiro subtítulo veio como uma forma de brincadeira: "Special Champion Edition" (em referência ao primeiro Street Fighter II de Mega Drive).


Subtítulo Definitivo
Em 30 de Novembro de 2009, ganhou o seu terceiro e definitivo subtítulo, "Ação & Aventura", em homenagem às obras de ação. Foi o primeiro usado como parte de divulgações pelas redes sociais. É notável perceber que o centro apresenta Kyo e Ryu (do cartaz oficial do jogo Capcom V.S. SNK: Millennium Fight 2000 de Dreamcast) como uma forma de demonstrar que representamos ambos os lados.

Principais Publicações

Maio

Power Instinct \ Gouketsuji Ichizoku ( Faqs - Edição 2.0 )


Junho 

Agosto

Setembro

Novembro


 Ano II: Ao Encontro do Entretenimento
(24 de Abril de 2010 - 24 de Abril de 2011)

Sinopse
Marca pela parceria com grandes grupos e eventos do meio Retrogamer, divulgações internacionais e a primeira indicação ao Top Blog. Foi uma das temporadas mais bem realizadas da história do nosso blog, contando com postagens de sucesso como a maratona "Projeto Zero" - realizando o santificado sonho de trazer de volta os primeiros anos do ano 2000 e a última cartada da antiga SNK, os dois primeiros capítulos se tornaram sucesso absoluto.

Curiosidades
- O tema do subtitulo era uma homenagem a famosa frase do desenho Street Fighter II V dita pela voz do dublador Nelson Machado, "Nós vamos ao encontro do mais forte !" em homenagem às obras do entretenimento - uma extensão do subtítulo anterior - aqui o blog ganhava um subtítulo fixo anual pela primeira vez.

- Foi nesta temporada que o Santuário ganhou os primeiros cartazes de divulgação* para as redes sociais e sites internacional.

*Banners


 Ano III: Muito Além da Odisseia
(24 de Abril de 2011 - 24 de Abril de 2012)
Sinopse
Novos eventos épicos estavam marcados entre os Retrogamers. As divulgações do novo fundo homenageava o gênero da ficção científica - assim como o subtítulo - e inaugurava o Canal "Muito Além da Odisseia" para se referir a outros assuntos que não estavam conectados com jogos e filmes. Também foi implementado dois tipos de categorias (Pop, para temas populares e Alternativo, para temas não populares). 

Curiosidades
Foi a primeira vez que o blog finalmente mudava o seu layout na data certa (24 de Abril) e ganhava o seu primeiro logotipo*.

*O Primeiro Logotipo
 
Havia uma necessidade de se criar um logotipo, a ideia veio do nosso colaborador Léo, e então eu decidi criar um logotipo inspirado no que buscamos escrever. Como o blog costuma tratar de variedades, não se poderia representar um único tema no logotipo (algo referente a jogos ou a apenas cinema). Agregar variedades é um mundo de informações ao mesmo tempo que também tratamos de elementos ficcionais para criar o nosso próprio cenário. Daí surgiu a ideia de colocar o planeta Terra com asas, automaticamente conectando esse desenho com o título principal do blog, como a perfeita tradução de um mundo de linguagem própria (uma espécie de lar ou de paraíso) trabalhando com conteúdos que existem no mundo real (como se tudo estivesse dentro de uma "televisão"). Realidade e ficção se misturam muito nessa complexa teoria.

Banner de divulgação

Principais Publicações

Abril - Outubro

Dezembro


 Ano IV: Próxima Fronteira
 (24 de Abril de 2012 - 24 de Abril de 2013)

Sinopse
O subtítulo é uma larga referência ao dia 21 de Dezembro de 2012, o último dia do calendário Maia. Teoricamente, o significado do tema aproveitado em "A Próxima Fronteira"  é uma forma de direção ao paraíso ou para uma outra era. É a esperança de que encontraremos caminhos melhores.


Curiosidades









O viral de fim de ano inspirado no subtítulo (ligando uma nova era aos rumores do "fim do mundo") se tornou sucesso nas nossas redes sociais garantindo mais de 100 novas curtidas na página do Facebook. Um dos melhores anos do blog, sem dúvida, rendeu a sua segunda indicação ao Top Blog.

Principais Publicações

Fevereiro

Sonic The Hedgehog: 20ª Aniversário (1991+1992)


Abril - Julho 


  Ano V: DNA
 (24 de Abril de 2013 - 24 de Abril de 2014)
Sinopse
Implementa o "Projeto DNA", um trabalho interno com o intuito de consertar e divulgar postagens antigas - tanto para os novos quanto para os antigos visitantes. No meio da temporada, ganha uma versão 2.5* (reduzindo a lentidão na navegação do blog, problema muito notado e a pedido dos visitantes). 

*Curiosidades
- A primeira vez que o blog ganhou uma versão 2.5 foi em 2010.
- Os banners e o fundo (também usado como divulgação) homenageia alguns dos grandes sucessos do blog.
- A temporada chega aos seus últimos meses anunciando a transformação do blog em domínio e o lançamento de um vídeo pré-comemorativo para o You Tube, "Por Um Mundo de Aventuras", em homenagem a estes 5 anos de renascimento do Santuário do Mestre Ryu.

Banners




















Logotipo Domínio
Chegando ao fim da temporada, o Santuário ganha um novo logotipo de divulgação para representar o endereço como novo domínio como forma de representar essa nova fase vencedora.

Principais Publicações

Abril

[DEDO NO JOYSTICK] Cyborg Justice (Mega Drive): Postagem Comemorativa 20 Anos

Outubro

[Dedo no Joystick] Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Mega Drive) - Postagem Comemorativa 20 Anos


   Ano VI: Visões
 (24 de Abril de 2014 - 24 de Abril de 2015)
Sinopse
Seguindo a temática existencialista como a descoberta em "Muito Além da Odisseia" (2011-2012), o fim e recomeço em "Próxima Fronteira" (2012-2013) e a criação em "DNA" (2013-2014), o tema principal do subtítulo "Visões" inicia uma série de referências às habilidades do corpo humano e dos elementos naturais. Nesse caso, a principal intenção do plano de fundo, que inicia essa série de corpo em movimento, é homenagear uma das mais importantes partes do corpo humano, a exemplo do subtítulo: A Visão. O que é visto e agradável aos olhos, de um ponto de vista pessoal, tudo o que gostamos ou o que queremos ver em forma de arte com tonalidades cinzas (procurando representar uma espécie de visão noturna) com base na fotografia; a sensualidade sem vulgaridade; e nas obras de espionagem. 

Curiosidades - Parte I: Criação do Tema de Fundo
 Artes de teste não utilizadas na temporada
(garotas com visual steampunk)

- Como James Bond possui as suas Bond Girls (cada vez mais importantes nos filmes), as mulheres do meio artístico se tornam umas das principais inspirações, tendo um viral gentilmente apresentado por uma de nossas visitantes no Facebook ano passado com a frase "Sexy sem ser Vulgar".

- O logo do site teve como inspiração em peças do gênero "Steampunk".


Curiosidades - Parte II: Projetos Interativos
(Sexy Sem Ser Vulgar e Reacenda o Seu Cosmo)
 Arte de teste não utilizada na temporada (referência ao voyeurismo)

Foi decido colocar em prática um dos eventos mais interativos já promovidos pelo site, a campanha "Sexy Sem Ser Vulgar" em pouco menos de 3 meses. Mesmo com os preparativos de encerramento sendo realizado às pressas (e prestes a ser cancelado devido a aproximação da temporada seguinte), ela originalmente seria trabalhada desde o começo da temporada, porém, houve ocupações para a preparação da maratona Reacenda o Seu Cosmo: 20 Anos de Cavaleiros na Rede Manchete. Devido a necessidade de um tempo maior de realização, o projeto que celebra os protetores de Atena impossibilitou a realização de outras maratonas e postagens previstas.

Sexy Sem Ser Vulgar foi o primeiro evento temático do site. Já planejado desde a segunda temporada do site, ele inicialmente se chamaria "Quadro Mágico" (onde as fotos passariam aleatoriamente em um quadro rotativo do site) sendo posteriormente engavetado. "Seja a Nossa Cara" foi uma divulgação teste compartilhada na página do Facebook no começo de 2014, mas passou despercebida. Após o viral de 2013 e a divulgação teste no começo de 2014, foi então elaborado um plano de patrocínio tendo um apoio considerável de 20 participantes na página oficial do Facebook - algumas vezes compartilhada com a hashtag #SexySemSerVulgar. Contribuições realizadas com muita dignidade e criatividade.



Curiosidades - Parte III: Banners
(Publicados e não publicados)

Da esquerda pra direita, o último banner mostrava pistas dos principais lançamentos da temporada, porém, não foi oficialmente publicado (já que três das referências não chegaram a tempo de serem realizadas e muito menos divulgadas).


Principais Publicações

Junho
Destrinchando James Cameron: True Lies

Julho 
A Década do Tetra - Parte 3: O Ano do Tetra

Agosto
A Década do Tetra - Parte 4: Super-Heróis Japoneses

Setembro
Reacenda o Seu Cosmo: 20 Anos de Cavaleiros na Rede Manchete

Outubro
[Ao Pé da Letra] Revista Ação Games
A Década do Tetra - Parte 5: Atores Mirins

Novembro 
[Dedo No Joystick] Cadillacs & Dinosaurs (Arcades)

Dezembro
O Natal das 1001 Noites

Sem Previsão
[Estúdio Som] A História dos Videoclipes
[Estúdio Som] Milli Vanilli: Ascensão & Queda


 Ano VII: Punhos em Chamas
 (24 de Abril de 2015 - 24 de Abril de 2016)
Sinopse: Uma homenagem ao poder das mãos, através das artes marciais, e a cultura asiática. 

A Fênix e o Origami - Versão 2
(Versão "sinopse" publicada na página do Facebook)
A fênix é pertencente a mitologia grega e o origami é uma arte oriunda do japão - duas artes distintas criadas sob consciência e colocadas em prática pelas mãos humanas. Essas duas peças mágicas formam, juntas, o logo da temporada.


 Curiosidades

-Inicialmente foi proposto um tema único, com base apenas nos lutadores dos videogames e dos filmes que utilizam as técnicas das mãos vazias e elementos da cultura chinesa. 

-Como simbolo, foi idealizado inicialmente que fosse um dragão, mas foi optado pela fênix (oriunda de mitologia grega) devido a sua habilidade de se regenerar - técnica que se relaciona diretamente ao retorno (como a nostalgia está constantemente relacionada ao tema do site). Algumas referências a cultura chinesa ficaram apenas na essência (como as artes marciais e o astro Bruce Lee).

-O desenho de fundo (o confronto de poderes entre os amigos rivais Ryu e Ken) foi elaborado por Marcos Pereira dos Santos, em uma sugestão de Mestre Ryu.

Logotipo Domínio - Versão II
Devido aos problemas de adaptação com as montagens, o logotipo apresentado na temporada anterior teve de ser modificado. Foi então seriamente cogitado a possibilidade de retornar ao modelo clássico inúmeras vezes por Mestre Ryu, entre os membros da equipe, a melhor solução possível. 

E então, o logo marca aqui o retorno com pequenas reformulações (após inúmeros testes). um conjunto, as medidas são maiores e as letras são levemente posicionadas mais acima do símbolo e o "Santuário do" mais colorido. As asas serrilhadas foram mantidas e o planeta terra ao fundo foi substituída por uma montagem menor, envolvido por um arco dourado e a nuvem negra clássica que é aprisionada tanto pelas palavras quanto por essa peça, protegendo o planeta - o símbolo clássico do bem contra o mal representado.

Premiações

- Indicado ao ABRAHQ (Academia Brasileira de Quadrinhos) - Melhor Mídia de 2015
- Classificado no Top 100 - Top Blog 2015



Artistas Independentes
O programa em seu ano de estréia trouxe artistas dos quadrinhos, vloggers e criadores de jogos. Publicações que não foram ao ar nessa temporada estão prometidas para as próximas temporadas. 



Sem Previsão
O Ano do Dragão

Geração X Mutantes: A Cinematografia X-Men

Túnel do Tempo: A Lista Mestra

O Nome é Bond...

[Geração 16 Bits: Especial] SEGA X Nintendo

Outubro
Projeto Vídeos



 Ano VIII: Como um Furacão
 (24 de Abril de 2016 - 24 de Abril de 2017)

Sinopse
Continuando a seguir a temática existencialista, tendo as partes do corpo humano como instrumento, o significado do subtítulo é uma referência aos pés (o pontapé furacão de Ryu), aos eventos naturais do tornado (possível referência ao personagem Joe Higashi de Fatal Fury). 

Curiosidades
-Foi a primeira temporada a estrear antes da data de lançamento estipulado (tradicionalmente no dia do aniversário) coincidindo com o tema "Furacão". Característica que deve se tornar padrão nas temporadas seguintes. 


Sem previsão
[Ao Pé da Letra] Os Novos Titãs: O Contrato de Judas


Agosto
Em Busca das Esferas! 20 Anos de Dragon Ball no SBT

Outubro
Arigatou Gozaimasu! 20 Anos de Yuyu Hakusho na Rede Manchete

 Ano IX: Por Segundo
 (24 de Abril de 2017 - 24 de Abril de 2018)

Sinopse
O subtítulo deve fazer referências a velocidade da luz, às grandes invenções de energia física do homem, e a ícones velozes de cor vermelha, como The Flash e Ayrton Senna.

Curiosidades
O símbolo desta temporada poderá ter ligações ao capacete de Ayrton Senna, com as habituais asas. 

Principais Publicações
[História dos Videogames] 1 Ano de Street Fighter V

Sem Previsão
Cinessérie Velozes & Furiosos

Artes Alternativas

 Ano X: Para Sempre
 (24 de Abril de 2018 - 24 de Abril de 2019)

Sinopse
Deixando de lado temáticas científicas, humanas e naturais, a temporada deve homenagear obras de romance e, principalmente, aos estúdios Disney.

Artes Alternativas








Ano XI: Até o Limite
 (24 de Abril de 2019 - 24 de Abril de 2020)
Sinopse
O tema deve se relacionar entre a energia máxima dos super-poderes e o sacrifício de grandes heróis.

Principais Publicações

Setembro 
Chala Head Chala! 20 Anos de Dragon Ball Z no Cartoon Network

Sem Previsão
Siga o Coelho Branco: 20 Anos de Matrix

Artes Alternativas











Artes Descartadas






Comentários de Produção: A ideia era trabalhar sobre artes de fundo mais limpas, que não associassem mais personagens como na temporada anterior. Deixando assim, uma interpretação mais ampla e silenciosa ao tema. Isso foi decidido de última hora em suas muitas revisões e reavaliações. 

Ano XII: A Última Cartada
 (24 de Abril de 2020 - 24 de Abril de 2021)

Sinopse 
A última temporada do Santuário deve fazer referência aos momentos decisivos e mais emocionantes de diversas obras. O principal plano de conteúdo é trabalhar em novas publicações que não puderam entrar nas temporadas anteriores e reforçar o conteúdo em devidos temas afim de equilibrar o acervo e o objetivo principal do endereço: se solidificar (de maneira diferenciada) no gênero variedades. Podendo assim, fechar com chave de ouro. 

Curiosidades
-Há possíveis idéias remotas (bem remotas mesmo) de se criar uma introdução em flash, com um astronauta entrando em um foguete e se lançando para o espaço. A animação mostra o foguete se lançando ao infinito (com referências às temporadas anteriores) e finalizando em uma explosão, mostrando o logotipo da temporada.

- O logo final deve apresentar um modelo de desenho circular (atrás do título e subtítulo) como uma forma de um planeta em forma de erupção, com cartas voando em círculos em meio as chamas (azuis ou vermelhas - dependendo do local da divulgação).

Artes Alternativas









 Principais Publicações

Sem previsão
A Coleção de Mestre Ryu
A Era dos Jogos de Luta: A Saga


Relação das Temporadas

Temáticas de Entretenimento - 1ª Fase (Teoria X Obras)Experimental/ Piloto (Ano I).

Temáticas de Entretenimento - 2ª Fase (Homem X Obras)Ação & Aventura (Ano II). 

Temáticas Existencialistas - 1ª Fase  (Homem X Natureza): Muito Além da Odisseia (Ano III); DNA (IV); Visões (VI); Punhos em Chamas (VII); Como um Furacão (VIII) e Por Segundo (IX).

Temáticas de Entretenimento - 3ª Fase (Homem X Obras): Para Sempre (Ano X); Até o Limite (XI) e A Última Cartada (XII).


PERDIDO NO TEMPO
(9 de julho de 2023 - Atualmente)

Sinopse
Projeto reboot. Agora o Santuário passa a se chamar PERDIDO NO TEMPO. Um reinício focado em produções audiovisuais. Isso significa: maior foco em vídeo e roteiros para vídeo voltado para as redes sociais: Instagram, Facebook,TikTok, X (antigo Twitter), Kwai e outros.

Os endereços de domínio, redes sociais e o canal clássico Mestre Ryu no You Tube, continuam. A única diferença é que agora toda a campanha - tanto do www.santuariodomestreryu.com.br quanto das demais redes sociais - está focada na divulgação do Canal Perdido no Tempo.

Com essa nova mudança, os canais do domínio são da rede PERDIDO.doc . Ou seja, análises e histórias do cinema e dos videogames serão apresentadas pela rede Perdido.doc . E no conteúdo extra eles também terão tópicos divididos em formato.doc . Por exemplo: Momento Pós-Crítica (a cena pós-créditos de uma Sessão Crítica) e Memórias da Sessão (lembranças e curiosidades sobre um tema da Sessão Crítica) serão apresentados respectivamente como MOMENTO.doc e MEMORIAS.doc . Assim como Dedo no Joystick (que trata sobre videogames) e Sessão Crítica (que trata de temas do audiovisual, principalmente cinema, televisão e filmes) farão parte da rede Perdido.doc . Os canais agora serão apenas mencionados na aba de cada artigo.


PRIMEIRO LOGO

Antes da definição de um novo canal, em 2021, o www.santuariodomesteryu.com.br e o canal clássico passaram a ganhar a divulgação nas redes sociais em um logotipo único: Mestre Ryu. Uma forma de unificar todos num único nome partiu de uma ideia que passaria a ter maior foco no You Tube e a identidade do domínio passaria a ser agora um veículo promocional - trocando de lugar com o YT (que, no íncio, era o canal clássico que se tornava o perfil promocional para promover o blog).

Com Mestre Ryu de cara nova, a temática retrowave caiu como uma luva para começar um grande projeto sobre Arcades. Nesse período, os projetos com maior foco em jogos de luta passaram a ganhar força até que a parceria com o You Tube terminou e passamos a pensar em terminar a marca Mestre Ryu e seguir em outro projeto. 



Curiosidades

CANAL DE ANIMAÇÃO 

- O novo projeto foi planejado originalmente para ser um canal de animação intitulado Dedo no Joystick TV. Porém, haveria um longo tempo de produção e processso de autenticação dos personagens originais e por esse motivo a ideia acabou engavetada (mas não descartada) para um outro plano (bem ambicioso) para o canal e redes socais da Aryckz, detendora dos direitos de Perdido no Tempo.


TROCA DE NOME

- Durante o ano de 2023, foram realizada votações pela comunidade Perdido no Tempo se deveria manter o título Mestre Ryu em um novo canal ou seguir com outro nome. O título do canal original, Mestre Ryu, ganhou. O canal Mestre Ryu é o nome do canal clássico que começou as suas atividades junto ao blog.  A ideia era sempre manter esse título - uma vez que já temos a nossa marca reconhecida: um canal de videogames que fala de arte e cultura (principalmente cinema e resgate da história audiovisual). Porém, não foi possível trocar o nome do canal novo para ter o mesmo nome do canal clássico - que passou a se chamar temporáriamente de Clássicos do Mestre Ryu. Pensando nessa impossibilidade, decidimos trocar para Mestre Ryu 1 (uma referência ao recente jogo Mortal Kombat 1). 


DEFININDO O PROJETO

Devido a uma insatisfação de inspiração com o título Mestre Ryu 1 (muito pouco inspirado), foi pensado em desencadear por completo o projeto de túnel do tempo (originalmente pensado para o canal clássico). Algumas nuances em dividir temas por cada ano já estava começando a ser trabalhado tanto no canal clássico quanto no site. 

Pensando em algo que fosse mais profundamente conectado com a década de 90, veio em mente algo relacionado a O Exterminador do Futuro - justamente porque ele é muito associado à identidade de J. Ryckz: "-Sempre que passa O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final na TV os meus mais leais amigos se lembram de mim", relembra. "- E, sim, James Cameron e a duologia O Exterminador do Futuro estão entre os meus filmes favoritos de todos os tempos e Cameron é o meu diretor favorito de todos os tempos, então...". continua. Fica esse depoimento do fundador do blog domínio.

Levando tudo isso em consideração e o título do primeiro vídeo do novo canal, o novo canal principal viria a se chamar Relatos do Futuro. Porém, rapidamente foi pensado que - embora seja bem anos 90 relacionar alguma coisa do Futuro (De Volta Para o Futuro, Passageiro do Futuro, Vingador do Futuro...) era preciso pensar em algo que fosse mais amplo - uma vez que está se tratando de nostalgia e como cada geração tem a sua nostalgia: os anos 2020 tem a década de 90 como nostalgia. Portanto, nos anos 90, a grande nostalgia dos que estavam entre seus 30, 40 e 50 anos eram o década de 60.

Sendo assim, o conceito do novo canal estava estabelecido: a temática túnel do tempo remetia imediatamente a um seriado dos anos 60 chamado Túnel do Tempo. E também, havia uma refilmagem, inspirada em um seriado da década de 60 chamada Perdidos no Espaço - filme de 1998. Nessa junção entre Túnel do Tempo e Perdidos no Espaço, veio o título e... TCHARAM: Perdido no Tempo. 


Nos anos 90, refilmagens de seriados da década de 60 passaram a surgir e um de seus grandes sucessos está Missão: Impossível (1996) de Brian de Palma. O primeiro vídeo do canal, teria que ser relacionado a Missão: Impossível e mídia perdida de videogame. Portanto, temos o primeiro vídeo


Artes de divulgação deveriam fazer referência às artes do seriado Túnel do Tempo.

O vermelho pensado originalmente para a reformulação do Mestre Ryu clássico era um vermelho mais suave - entre o roxo e o rosa (simulando cores de sol futurista estilo retrowave). Agora, se definiria nas cores vermelho, preto e branco. E não poderia também faltar de referências ao número: a letra I virava 1 e a letra O virava 0. 

Estava definido o que viria à seguir:



LOGOTIPO PRINCIPAL


A ideia de definir uma playlist por cada ano coincidiu com a sugestão oferecida por um dos nossos maiores apoiadores do canal Twitch - uma plataforma que contribui com muito valor para a nossa comunidade Perdido. Os nossos apoiadores recebem a nomeação de produtores, como inscritos da Twitch ou apoiador de quaisquer projetos do nosso Santuário Perdido: cargo gentilmente concedido a todos os que agregam valores verdadeiros à nossa comunidade. Portanto, o nosso grande produtor, que sugeriu o conceito de divisão de tempo, também compartilhou um outro conceito ainda mais poderoso para nossos projetos futuros e tem contribuído muito - de todas as formas possíveis. E então, com toda a força nesta sugestão de túnel do tempo, decidimos trabalhar de forma definitiva no novo canal desde o início. 

E assim foi trabalhado  junto à ideia de resgatar histórias sobre mídias perdidas - começando com o videogame cancelado Missão: Impossível para os 16 Bits. O enredo de fundo trata de um VHS de um piloto bem amador sobre notícias de jogos da década de 90 encontrado - por isso o estilo propositalmente vintage (com falhas de imagem e áudio). Mas logo depois foi realizado uma versão com o áudio remasterizado para poder se adequar com os vídeos futuros. A primeira versão do vídeo rendeu muitos elogios e comentários muito nostalgicos. No Kwai e TikTok a recepção foi surpreendente porque a proposta foi 100% compreendida. Mesmo o enredo de fundo não sendo claramente descrito (apenas interpretado), um seguidor respondeu: "-Muito bem bolado a ideia em reproduzir as falhas da televisão antiga" e então o meu objetivo foi alcançado. 

O segundo vídeo dedicado a Indiana Jones recebeu elogios pela edição e teve participações especiais de desenvolvedores que revelaram curiosidades inéditas através de depoimentos que reproduzimos por dublagem (simulado de uma maneira próxima ao sotaque britânico - uma vez que os programadores são ingleses).  

Para fechar o ciclo, lancei um terceiro vídeo sobre a infância e a origem da minha devoção pela cultura pop: esse é um dos vídeos mais pessoais que realizei embora tenha acabado por ficar restrito pelo You Tube Kids e, infelizmente, não pôde receber comentários. De qualquer forma, é compreensível a proteção da plataforma. 


TÚNEL DO TEMPO

Nós acreditamos que os primeiros visitantes do blog devem ter acompanhado aqui algumas publicações sobre a realização de um túnel do tempo envolvendo os jogos de luta como tema. Porém, o conceito Perdido no Tempo é ainda mais amplo e a inclusão de apenas a temática jogos de luta está sendo repensada - o que pode ser um processo muito complicado: uma vez que nichado num tema novamente, pode não haver mais volta. Junto a jogos de luta, existe um mar de ideias. "-Eu realmente criei mais trabalho para mim mesmo." responde Ryckz para a comunidade Perdido no Tempo.

A Era dos Jogos de Luta é um projeto que ainda não tem nenhuma previsão de acontecer. Ela quase foi inciada entre 2012 e 2015 mas somente os principais artigos que lançaram o nosso domínio ao estrelato continuam como uma referência espiritual do que isso seria. São eles: Projeto Zero, Street Fighter (I, Zero, II e III), Kaiser Knuckle e Power Athlete. Foram os projetos que nós queriamos realizar por anos de uma forma satisfatória e conseguimos. Todos esses projetos ganharam notoriedade ,tanto pela comunidade retro quanto pelas mídias impressas e digitais, tanto no Brasil quanto fora do país (informações chegaram em publicações da UOL e Revista Monet da Editora Globo, por exemplo). Eu só poderia lançar o anúncio da pré-produção de A Era dos Jogos de Luta se esses projetos fossem todos lançados antes. "-Nota: existiu só mais um título - que seria bem ousado - e ele seria um bom alicerce para uma passagem de A Era dos Jogos de Luta  -seria um artigo lançado em separado e outro dentro da série regular. Eu queria ser o primeiro, mas, infelizmente, ele já foi abordado por outro criador antes. O texto já foi feito mas não vai fazer mais tanta diferença, infelizmente. Então, isso terá que ser repensado também de uma forma que ainda seja útil." descreve Ryckz. 

Em 2020, os perfis nas redes sociais foram lançados: página, Instagram e o X. Por puro impulso, mas o conceito  não foi criado da maneira correta (exceto nos primórdios do perfil no Instagram). "- Por que pela forma como ela foi apresentada e foi conduzida, não foi natural, foi como se fosse mais um perfil de criação de conteúdo e não é isso que eu queria mostrar. Portanto, está sendo pensado se esse projeto será reiniciado para que a ideia realmente aconteça e siga de forma natural e automática. Não será apenas eu realizando publicações mas sim uma equipe muito especial envolvida e tendo uma comunidade nova participando - o que é ainda mais importante. Eu acredito que será um conceito de publicações bastante inovadora. Eu estou empolgado para começar. Talvez um plano para cada período para não deixar tudo muito complexo. Aos poucos, vamos planejando. Nem que eu leve uma infinidade, mas estou conseguindo organizar as pontas e anotando detalhes. E ainda estou realizando um outro projeto que não tem relação com jogos de luta e nem criação de conteúdo. Portanto, talvez isso nunca aconteça nas minhas mãos mas vai acontecer em algum momento nas mãos de alguém de extrema confiança, assumindo uma outra identidade mais encaixada com as tendências e com o modelo de rede social (agora temos as IAs), então, precisa ser na hora certa e da forma certa. " revela Ryckz. 


PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES


Comentários da produção: Cada capítulo foi definido como se fosse uma trilogia: o primeiro simula um noticiário, o segundo um documentário e o terceiro uma semibiografia comemorativa. 

LOGO 2024

LOGO 2024 - Alternativo 

AVATAR 2024

Comentários da produção: "- Como um imenso fã do cinema 3D, tentei criar efeitos de perspectiva tanto no logo quanto nas artes." descrições de Ryckz. 

ATUALIZAÇÕES EM 2024
(01 de Fevereiro)

À partir de primeiro de fevereiro de 2024, o Canal Perdido no Tempo passa a se chamar Mestre Ryu - Perdido no Tempo. Analisando a importância da marca Mestre Ryu como reconhecida na sua comunidade, foi a melhor decisão a ser acertada para não criar confusões quanto a conexão aos perfis originais e do próprio domínio. A grande preocupação estava no tamanho do nome e se ele seria fácil de lembrar. Por isso, tem sido frisado intitular "Mestre Ryu" ao invés dos títulos maiores: uma melhor forma de abrevisão - Comunidade Mestre Ryu ou Comunidade Santuário ou Comunidade Tempo (ou Perdido).