OVERTURE

domingo, 28 de julho de 2024

[Jogos Online +18] O Sistema de RANKED do Fightcade é tóxico

ESTE ARTIGO NÃO É RECOMENDADO PARA MENORES DE 18 ANOS
*PRINCIPALMENTE, SE FOR A IDADE MENTAL.
SE PINTA O CABELO PARA ESCONDER OS SEUS NUMEROSOS CABELOS BRANCOS, PODE ESQUECER.


No início, eu acreditava que o sistema de ranqueamento do Fightcade fosse algo ótimo. Um progresso da comunidade. No entanto, existem coisas que me decepcionam. A começar com um caso recente em Martial Champion. Quem conhece, sabe que esse jogo não tem uma comunidade ativa, mas, aparentemente, estão começando a mover iniciativas. No entanto, eu estava fazendo o meu primeiro ranked. 

Primeiro, o cara me chamou para jogar numa melhor de 5. Como eu não estava disponível naquele momento, chamou outro da sala para jogar. Depois, eu mesmo fui desafiá-lo. O cara estava vencendo de 4x1 até que despertei o sétimo sentido e comecei a virar. Quando eu ia fazer 4x4 o fulano quitou do jogo, saiu da sala e ainda ganhou a classificação C, me deixando a ver navios (sem categoria). Poooooorraaaa.

O cara GANHOU RANK OURO POR FUGIR antes da minha pontuação? Legal, hein, Fightcade?

Pois é, por um momento, pensei que ranked match no Fightcade nunca foi uma boa ideia implementada, de verdade. O negócio acaba pior a cada dia. Não é por quem é rank S e não consegue se manter no topo. É algo pior do que isso. 

Também nunca seria uma boa ideia você exigir identidade por cada conta, uma vez que já sabemos o que acontece com a sua segurança se compararmos a outras redes sociais que se intitulam MUITO SEGURAS. A verdade é que, por mãos humanas, nada está realmente seguro virtualmente. 

A maior motivação dos smurfs (contas alternativas de um mesmo usuário para subir rank) é jogar com categorias abaixo dele em sua conta original para subir. Mas o maior problema não está nisso, está no sistema de ranked que acaba seguindo a velha regra de ser meritocrático demais. 

Nem sempre, contas alternativas são para subir rank. Às vezes, contas alternativas são criadas por diversos motivos: tirando a intenção de ser tóxico, mas para protestos, fugir de perseguições injustas/ evitar assédios ou até mesmo para representar um time esportivo (ou, simplesmente, divulgar atividades particulares de sua comunidade). 

Eu não me preocupo com smurfs - embora eu achei super chato perder minha classificação para alguém que não está querendo levar a sério ou a fim de causar/ motivar desrespeito. 

Sabendo que tbag (apertar o botão para baixo continuamente - recurso que surgiu nos jogos de tiro em primeira pessoa, tipo Counter Strike) ou apertar botão de provocação, são recursos que o próprio videogame beneficia e tem como parte de seu recurso, também fazem parte desse ciclo de tentar criar um jogo psicológico tóxico o que só motiva o outro a corresponder com uma resposta mais forte - como um protesto. Claro que, da parte dos geniosinhos (as), que adora inventar uma narrativa nova para a geração Z (e é por isso que a sociedade atual tá a merda que tá), o erro sempre está da parte de quem responde e nunca de quem provocou. Olha, não tem como aplaudir esse tipo de coisa ou ignorar. 

A verdade é que, no fim, os humilhados serão exaltados e ponto final. 

E como a gente CRESCE, a gente sabe que dá para agir com outros meios legais a esse respeito e a justiça, embora engatinhe, está evoluindo para lidar com situações envolvendo tecnologia.

Pelo menos, se a gente, sendo a vítima, não ataca, quem tem a responsabilidade de julgar vai arrancar uns milhões desses encucados endinheirados - para não dizer que estão apenas falidos e reclamando da derrota o dia inteiro em rede social (geralmente o X, favorito desses geniosinhos) ao invés de ganhar esse tempo cuidando da própria família (mulher e filhos clamando por atenção e esses engomadinhos reclamando de barriga cheia) ou trabalhando em outros projetos que façam sentido para desenvolver a sua formação acadêmica ou profissional - e não puxando o saco de gente rica que está cagando e andando para eles. SE VOCÊ É O SEU CHEFE, SE DÊ O EXEMPLO. 

A melhor saída que os desenvolvedores e a própria comunidade deveria se pensar a respeito de rank é seguir o pensamento do ótimo sistema que Tekken 7 e Street Fighter 6 apresentaram. Um rank mais inclusivo, mais pessoas motivadas, principalmente jogadores novos e uma comunidade mais ampla e menos tóxica e com menos smurfs. 

Cada classificação deveria ganhar níveis. Rank C deveria ganhar níveis de 1 ao 5 se o Rank C perder para um de categoria superior ele pode perder esses níveis, mas não cai de rank, por exemplo. O mesmo ocorreria com todas as categorias acima. O rank S seria a única com categoria única - assim como o Rank D (bronze) e E (novato ou iniciante). Se um Rank S perder para outro Rank S ele cai de categoria (levando em consideração o determinado número de pontuações exigido para se manter pela plataforma).

É óbvio que esse método menos meritocrático vai causar críticas nas redes sociais por um bando de lunáticos que quer passar o dia inteiro perdendo para smurf e para uma infinidade de reclamações. Essas pessoas são viciadas em reclamar e ponto. A comunidade que realmente levanta os jogos de luta através do Fightcade jamais deveria ouvir esse tipo de gente e continuar a fazer o seu trabalho inclusivo que é o melhor que temos. 

Os humilhados serão exaltados… e ponto final. 


*E antes que alguém fale alguma coisa, eu não sou a pessoa que humilha. ;)


AQUI A TRANSPARÊNCIA IMPERA