quinta-feira, 27 de junho de 2024

[eSports] Primeiro Street Fighter do PlayStation terá campeonato mundial raro (veja como participar)

Mais conhecido como Street Fighter: Real Battle on Film no lançamento original para Sega Saturn e Sony PlayStation, chegou aos consoles da geração 32 Bits após muitas especulações de um lançamento para Sega 32X, Mega Drive e Super Nintendo ainda em 1995 - com o anúncio de uma possível sequência do filme de 94. A versão dos Arcades chegou em 95, no período em que o filme dos cinemas chegava ao Brasil. Nesse período, um evento promocional ocorreu apresentando a máquina em um torneio de Super Street Fighter II para Super Nintendo realizado em Copacabana, no Rio de Janeiro, juntamente com o torneio do próprio videogame (Street: The Movie Game) em São Paulo.

Até então, chegou a ser raro encontrar uma comunidade competitiva e ativa de Street Fighter: The Movie, um dos jogos menos populares da série, que foi ainda mais abafada com o sucesso dos jogos posteriores - o que foi, sim, um reconhecimento muito merecido por se tratar de uma série que nunca ficou estagnada tanto no quesito jogabilidade quanto em gráficos (sempre se reinventando e tentando se adaptar às tendências dos jogos atuais, do gênero, ou estar a frente dela).


1º Circuito Capcom de Videogame Profissional

Em março de 1995, era divulgado um torneio oficial de Street: The Movie junto a outros títulos em um evento oficial da Capcom em São Paulo.

Referência: Revista Videogame nº47

Durante a pandemia, novos perfis da comunidade surgiram bastante empenhados no investimento em jogos de luta pouco conhecidos ou de baixo orçamento (geralmente denominados poverty fighter) apresentando tutoriais no X (antigo Twitter).
É nesse período que uma comunidade da versão para Arcades explodiu na internet e um grupo foi formado para competições via Discord. Os eventos eram combinados entre os jogadores e promovidos via GGPO. Atualmente, o jogo chegou numa versão ampla do FightCade (inicialmente apresentado como FightCade 2, uma ótima versão beta, lá em 2007, e que passou a se tornar a sua versão definitiva com sistema de ranked e também serviços para assinantes). O FightCade é um dos aplicativos da comunidade para partidas online de diversos jogos clássicos e que muitas vezes não possuem suporte oficial - muitos desses títulos acabaram esquecidos ou simplesmente perdidos (simplesmente, não se sabe com quem estão os direitos de distribuição para o relançamento oficial desses títulos). Mas é a partir de iniciativas como essa que algumas fontes oficiais envolvidas com estes jogos começaram a se movimentar - se não é a empresa que passa a comprar os direitos, desenvolvedores e outros envolvidos na produção destes jogos perdidos no tempo acabam surgindo para contemplar o movimento da comunidade (como é o caso de Ralph Melgosa - animador de Street Fighter: The Movie Game do Arcade - que contribuiu na premiação com um flyer/ cartaz oficial para um dos primeiros e grandes torneios online do jogo realizado em um canal da comunidade na plataforma Twitch).


FINALMENTE, UM TORNEIO DE STREET FIGHTER: THE MOVIE (PLAYSTATION)

E agora, após 28 anos desde o lançamento para a versão consoles (que é radicalmente diferente da versão Arcade), um torneio online é anunciado pelo grupo Spanish Online Fighting Arena (SOFA) - um organizador de eventos espanhol dedicado a torneios de eSport de diversos jogos de luta, tanto de forma online e também presencial. Apesar dos gráficos digitalizados, esta versão acabou ficando a cargo da Capcom japonesa usando diversos quadros de animação do jogo dos Arcades e outros novos, incluindo personagens veteranos que não tiveram tempo de entrar na versão Arcade (que tinha pretensões de se tornar algo ainda mais ambicioso que o proposto, segundo depoimentos de um dos desenvolvedores e atores do jogo, Alan Noon). 




O anuncio oficial do organizador abaixo

Errata: O torneio Street Fighter: The Movie será na verão PlayStation e ocorre sábado às 13:00 (considerando 5 horas de diferença do fuso horário europeu). O torneio é gratuito e o endereço para inscrição conta com um tutorial bem simples e completo que pode ser conferido aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...