OVERTURE

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

[Perdido.doc] Caçadores de Emoção (1991)


Após mais de 30 anos e uma sequência já realizada em 2015, consegui fugir de todos os spoilers. 
Caçadores de Emoção, um dos badalados de 91, tem uma surpreendente lista de nomes envolvidos.


A diretora Kathryn Bigelow, vencedora do Oscar 2010 por Guerra ao Terror, se especializou em filmes de guerra após o fatídico 11/09 quando o cinema americano se tornava mais cinza no gênero ação: mais sentimental e menos excêntrico.

O mais curioso é que o sentimento é o ponto principal de Caçadores de Emoção. No título original, o termo point se refere, no surfe, à quebra de uma onda. 

Patrick Swayze (Bodhi) se entrega de uma maneira crível - a ponto de acreditarmos que aquela história realmente se baseia em um caso real. O seu personagem é carismático e muito transparente.

Johnny Utah, personagem de Keanu Reeves, é frio e destemido. A relação entre Johnny e Bodhi vai ganhando a tensão e empatia do espectador a medida que se torna cada vez mais intensa. 

A personagem Tyler (Lori Petty) desempenha aqui um papel interessantíssimo, buscando trabalhar na psicologia do protagonista e do próprio expectador.

A busca por desafiar as emoções entre os dois protagonistas também se torna uma tremenda conexão com o título em português (sem dúvida um dos melhores). 

A parte policial acaba sendo a ponte de quebra dessa onda, entre o dever e o prazer: embalada pela incrível direção de fotografia e um prato cheio para os fãs de esportes radicais e adrenalina, quando a ora do intervalo acaba e então vem o momento em que os mocinhos precisam cumprir o seu dever e deixando o público em um tremendo e breve pesar pelo fim daquela diversão ilegal (sem nenhuma sensação de culpa) contemplando os perigos que a natureza desperta naquele ambiente. Mas é aí que a fita nos entrega uma lição no decorrer que caminha para a sua conclusão.

À frente do seu tempo, Caçadores de Emoção é um misto de suspense, drama, ação e aventura que tem a sua classificação de filme cult encabeçando listas do gênero dentre os filmes da década e das reprises na televisão.  


MOMENTO.doc

- Essa produção é um dos dois filmes realizados em parceria com James Cameron, seu marido na época. Cameron é co-escritor (embora não creditado) ao lado de Kathryn e Peter Iliff, assim como também assina a cadeira de produtor.  

Uma sequência foi planejada em 2007 - com Peter Liff de volta como roteirista e que agora assumiria a cadeira de diretor até que em 2009 ela foi cancelada. Caçadores de Emoção 2, seria originalmente intitulado Point Break: Indo e seria uma sequência direta do original se passando 20 anos depois explicando os acontecimentos. O interessante é que contaria com um elenco asiático. A produção independente foi orçada entre 20 e 30 milhões e tinha previsão de estreia para o fim de 2008. Depois que o projeto foi cancelado, todo o elenco foi dispensado e uma refilmagem foi lançada em 2015, Caçadores de Emoção: Além do Limite - esse título é considerado uma adaptação do filme de 91.

- As ideias para a realização da produção começaram em 1986, tendo Matthew Broderick, Johnny Depp, Val Kilmer, e Charlie Sheen considerados para interpretar Johnny Utah. O filme teria ainda a direção de Ridley Scott - inclusive, é um título que faz muito o estilo de Ridley Scott, mas Kathlyn pegou incrivelmente a essência. 



- Lori Petty (Tyler), par romântico de Keanu Reeves (Johnny), estrelou em 1995 uma adaptação de quadrinhos, Tank Girl - Detonando o Futuro, que também é conduzido por uma diretora (Rachel Talalay).  

- Uma tendência curiosa entre artistas musicais do momento e o cinema, são as participações especiais. Até o Anthony Kiedis, vocalista dos Red Hot Chili Peppers, faz uma participação. Ainda naquele começo de década (anos 90) os Red Hot eram um pouco obscuros e até mais badboys antes de adotar um estilo mais pop.


GALERIA.zip
Capas do VHS


PERDIDO.DOC

CAÇADORES DE EMOÇÃO

Essa atração foi assinada por: Perdido no Tempo