OVERTURE

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

[Perdido.doc] Aquaman 2: O Reino Perdido

Aquaman 2 marca o aparente encerramento da conturbada cinessérie interligada conhecida por DCEU (Universo Estendido DC) - iniciada em 2013 com Homem de Aço - coincidindo também com a crise dos filmes de super-heróis.

Sequência do sucesso de 2018, traz destaque considerável a Amber Heart (Mera) com mais presença física de sua personagem em tela e ação dos coadjuvantes como King Orm (Patrick Wilson) em uma parceria surpreendente. 

Os primeiros minutos da projeção começam muito bem, com boas expectativas. Mas, no fim, acaba se tornando uma cartunização de sua própria construção que tenta se moldar mais realista. Há um vilão com grandes poderes mágicos  e manipuladores - a criatura por trás de um tridente negro - o que soa interessante (e que muito se assemelha ao da grande ameaça de O Senhor dos Anéis: Sauron, ou até mesmo Lord Sidious de Star Wars). Arraia Negra (Yahya Abdul-Mateen II) está bem ameaçador mas suavizado pela narrativa sem coragem do longa. 

Contrariando a divulgação promocional do trailer, Aquaman 2 é uma aventura otimista, convencional e familiar. Trazendo um Jason Momoa com jeito de estar chutando o balde ou nos dando a entender que ele está, simplesmente, treinando para ser o seu personagens dos sonhos: Lobo - aí, James Gunn ? 

ATENÇÃO: FIQUEM DURANTE OS CRÉDITOS (PRINCIPALMENTE)


MEMORIAS.doc

Mais irritado que o Aquaman

 Alguns moleques irritantes apareceram, já após mais de 30 minutos de filme, e se sentaram em fileira a um degrau abaixo do meu - para o meu desagrado e daqueles que estavam na sessão (todos muito educados e  respeitosos). E então, esses moleques geração z passam a apresentar comportamentos das tendências mais incômodas possíveis: falatório e celular ligado. Um entre eles, inclusive (ao menos, o mais consciente)  deu uma chamada: "-Desliga isso". Agora está explicado o motivo pelo qual todos estão deixando de sair de casa e estão migrando para o streaming. Pois é, cinema anda caótico.

Todo esse descaso dos cinemas pós-pandemia resulta também na minha péssima concentração para entretenimento e análise crítica mais profunda  dos filme de cinema em questão e, que, certamente tende a piorar. 

A sala foi se preenchendo e com bastante lugares ocupados (mesmo 1 semana após o lançamento). Ninguém ficou após os créditos.


PERDIDO.doc

AQUAMAN 2: O REINO PERDIDO

Sessão Acompanhada: 28/12/2023 - 19:00