sábado, 18 de fevereiro de 2023

[Sessão Crítica] TITANIC: 25º Aniversário em 3D IMAX 4K renova longevidade de um CLÁSSICO da NOVA HOLLYWOOD

"Titanic é o E O VENTO LEVOU dos anos 90" era assim que a crítica do Jornal O Globo apresentou o épico contemporâneo de James Cameron. E o seu relançamento de aniversário (após 10 anos), torna Titanic eternamente atual. 

A versão 3D em 4K IMAX realça profundidade nas cores de imagem e afina o som. É como se estivesse assistindo tudo pela primeira vez. A força dos efeitos sonoros causa impacto nas cenas de ação e os momentos sensíveis do vídeo emociona em sua toda a transição - emociona pela nostalgia - pelos bons tempos, por retornar ao ano de 1997 quando assisti pela primeira vez no Cine Palácio. Famílias inteiras retornaram aos cinemas mais tradicionais e isso é maravilhoso de testemunhar. 

Sessões lotadas: durante a semana de estreia nos cinemas UCI (Barra da Tijuca e Campo Grande no Rio de Janeiro), coincidindo com a Semana do Cinema (todo mundo paga R$ 10,00 nas sessões mais caras: 3D IMAX). E mesmo depois da campanha, num dia normal (como numa Terça-Feira), as salas também ficaram lotadas.

Revisitar essa química incomparável entre Jack e Rose, numa época diferente,  mais amadurecido, mais reflexivo e, talvez, ainda mais sensível a novos detalhes sinto que o que já era incontestavelmente perfeito, fica ainda mais do que perfeito. O cuidado em que os dois personagens foram esculpidos delicadamente - a reciprocidade não só física entre ambos como também os diálogos: "-Se você pula, eu pulo, lembra ?" Jack fala pra Rose e Rose fala pra Jack (quando ela então pula do barco) ou então a canção "Josefina suba em Minha Máquina Voadora.." Jack canta a Rose na icônica cena de romance no alto do navio e logo depois Rose canta sozinha a música novamente sobre a porta no meio do mar (em meio a todo o caos e tragédia).

Titanic de James de Cameron sempre será uma fascinante aventura trágica e inspiradora. Tanto quanto Parque dos Dinossauros em meio a um período de filmes catástrofe, Titanic representou como um filme de ação épico vencedor de 11 Oscars, recorde raro na academia - reconhecimento surpreendente e inegável. Difícil abater esse exemplar - muitos tentaram, mas nenhum conseguiu até hoje. O maior filme de todos os tempos. 

Mas recuso a considerar que Titanic de 97 seja um filme de Drama e Romance. Ele pode ter Drama e Romance mas ele não se limita apenas a um gênero. Cameron sabe transitar em vários gêneros e aqui ele consegue afinar toda a sensibilidade como em nenhuma outra produção que ele já tenha feito (talvez no primeiro Avatar em 3D e a trágica cena de destruição da árvore). Mas num contexto geral, sempre dá pra considerar Titanic um filme de Ação, com certos traços de Ficção Científica (em sua essência) e os aspectos tradicionais de Drama e Romance. E há ainda um certo envolvimento sobrenatural na história - por vezes um filme de Terror e Suspense (ou inspirações para esses gêneros) com certa espiritualidade (o mistério do mar e o coração do oceano), em teoria (ou simples menções). Talvez o gênero Drama de Ação seria o mais ideal para estabelecer como Titanic se categoriza na temática filme-catástrofe (e certamente é o melhor já feito).
E, cá pra nós, a chega de Rose de helicóptero ao convés do aventureiro Brock Lovett (Bill Paxton) tem um Q de Jurassic Park e Steven Spielberg - a contar com a trilha épica de John Williams (mas aqui é James Horner, sempre espetacular, meu pai).

Memórias da Sessão 

Cópias dubladas: a SESSÃO ACOMPANHADA desta vez foi na versão 3D Dublado da Cinesystem. A versão dublada suaviza e modifica falas (tirando um certo impacto), como o "- Vamos esticar as pernas" do capitão Smith para "-Vamos andar" e "-O reflexo do espelho mudou um pouquinho" da Rose (dando mais sensibilidade ao tom mais delicado da personagem mais velha).

Mudanças na divulgação: No lado esquerdo, a primeira divulgação ("Remasterizado em 3D 4K") e logo após a publicação foi apagada e repostada com as informações do cartaz no lado direito. A assessoria teria ficado na dúvida se o filme seria relançado em 4K ? 

Introdução e após os créditos: geralmente eu fico após os créditos (até a atendente do Cinesystem está ciente) e então percebi que existem os créditos aos dubladores e bem depois um logotipo demonstrando a tecnologia 3D aplicada. Mas não já nenhuma data apresentando "2023" apenas "1997" o ano de lançamento do filme e a introdução já se apresenta como "Century Studios" (como a FOX foi vendida para a Disney).

Muitas nomeações para as estrelas de TITANIC (notas do IMDB)

Seria bem diferente: Imagine se Titanic fosse dirigido por Wes Craven, Chris Collumbs, Joel Schumacher, Barry Sonnenfeld, Steven Spielberg, Christopher Nolan ou até mesmo Tim Burton ? Por que é o que poderíamos imaginar com essa lista de nomes para os principais papeis em Titanic nos anos 90. Uma das curiosidades mais obscuras é em relação ao elenco escalado para protagonizar Jack e Rose. A FOX queria jovens super estrelas já consagradas em bilheterias astronômicas (ou novos talentos) até aquela década no papel de Jack e os nomes iam de Macaulay Culkin, Tom Cruise, Chris O'Donnell ou até mesmo Matthew McConaughey. River Phoenix foi o mais próximo a conseguir o papel, até seu trágico falecimento em 93. Johnny Depp também foi considerado, mas não teve coragem em fazer o teste após o falecimento de seu amigo. Foi quando Leo DiCaprio foi escalado e era o que Jim Cameron tinha em mente desde o inicio. Para o papel de Rose, chegou a ser cogitado Sharon Stone, Christina Ricci, Angelina Jolie, Cameron Diaz, Neve Campbell, Winona Ryder e até mesmo Madonna. 

Passado Sombrio: Leonardo DiCaprio sugeriu que Jack Dowson deveria ter um trauma do passado mas Cameron então disse que isso seriam apenas muletas para sustentar o personagem (ou muito parecido com os personagens anteriormente interpretados por DiCaprio) e então ele apenas seria um jovem de bom coração. Isso acabou sendo um desafio para o ator que venceu um merecido Globo de Ouro como Melhor Ator de Drama em 1997 (e que também poderia ter sido muito bem indicado ao Oscar).

Trilha Sonora: Enya esteve originalmente escalada para ser a compositora da trilha. Porém, quando Enya se afastou do projeto, Cameron escalou James Horner (uma escolha excepcional e marcante). Por curiosidade, Enya foi compositora da canção "May it Be" para O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (este que ganharia também 11 Oscars em sua terceira parte).

Batalha de Titãs: era Cameron x Spielberg. Antes de Titanic se consagrar o campeão da bilheterias, ele teve que abater um outro gigante: Parque dos Dinossauros estava retornando em sua continuação nos cinemas naquele período: O Mundo Perdido: Jurassic Park. Passou despercebido na primeira semana e conquistou o público só no começo de 1998


SESSÃO CRÍTICA
TITANIC 3D
Slogan (Estados Unidos): "Nada na Terra Poderia Estar Entre Eles"
Slogan (Mudial): "Do Diretor de Aliens: O Resgate, O Exterminador do Futuro 2 e TRUE LIES"

Confira as outras SESSÃO CRÍTICA de TITANIC.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...