OVERTURE

domingo, 12 de dezembro de 2021

[Dedo no Joystick] Super Street Fighter II: Em Busca dos Cenários Reais


Curiosidades: Parte II

EM BUSCA DOS CENÁRIOS REAIS: 
SUPER STREET FIGHTER II

Street Fighter II: Em Busca dos Cenários Reais de 2011 (precisamente há 10 anos) apresentou os cenários reais que deram origem aos 12 ambientes de batalha de The World Warrior - representando cada personagem. Aqui apresentaremos 5 cenários - um será uma reapresentação do texto original. 


GUILE STAGE
F-16 no real (à esquerda) e no longa animado Street Fighter II: O Filme (à direita)

No estágio de Guile, o jato apresentado é na verdade um modelo F-16 Fighting Falcon ao invés do F-15 apresentado na primeira parte. Era um período em que não haviam muitas informações sobre cenários reais de jogos de videogame como se tem hoje (contribuições de inúmeras enciclopédia de pesquisa específicos ou até mesmo vídeos de criadores de conteúdo) então o Santuário foi pioneiro nesse tipo de informação, especialmente no Brasil (realmente fomos guerreiros no garimpo). 

A diferença do F-16 para o F-15 são as bordas arredondadas (um pequenino detalhe que só foi possível observar colocando as imagens dos dois caças lado a lado). 


DEE JAY STAGE

Cenários reais da Jamaica ao pôr do sol (Kingston) 
e às proximidades de um palácio (Porto Antônio).

Já o estágio de Dee Jay se localiza na cidade de Kingston, Jamaica,  ambiente considerado de beleza encantadora e perigo. O belo ambiente noturno de restaurante de praia foi adaptada ao cenário e é ficcional. O jogo, como sempre, tornando a localização mais incrível que as locações de origem - aparentemente adaptando elementos de outras regiões do país - como o cenário da China de Chun-Li (mais associado às províncias). No caso do cenário da Jamaica, é notável que ele se aproxima melhor das principais áreas do Caribe.


- All Night Long (música de Lionel Ritche
registra a alegria do Caribe nos anos 80. 


Há ainda misturas em sua estrutura que fazem lembrar aos eventos festivos da música Reggae na Jamaica. E, opa! Fomos longe demais e paramos na porta de casa do Sagat e, quem sabe, do Bison: a foto à direita é de uma foto promocional de uma festa de praia em Koh Samui, Tailândia 


Cores familiares ?

A Jamaica da década de 60 (segundo a revista interativa VICE): A desconfiança de que a CAPCOM sempre registrou muito a imagem dos países em Street Fighter II com base em pesquisas nas décadas de 60 e 80 para construir seus cenários é muito nítida aqui. O jogo de cores vibrantes - o colorido propriamente dito - era uma grande moda entre essas décadas.
Antes de ser considerada a terceira maior ilha do Caribe, a Jamaica já foi da Inglaterra (cenário de Cammy) até 1962. Localiza-se na América Central. 

E finalmente: Cenário da Jamaica retratado no jogo Super Street Fighter II.

Fontes o denominam como "The Lemony", um restaurante ficcional ambientado por Dee Jay - provavelmente inspirado nas ilhas Lime Cay. A banda ao fundo está dentro de pequenas construções locais que são muito utilizadas em festas de casamento. 

MAXIMUM, a descrição nas calças de Dee Jay, está possivelmente relacionada a um nome da música tocada pelo personagem. Efeitos de publicidade ? Isso é algo que os artistas costumam fazer na real. 


O Pai do Dee Jay


Apesar de ser um jogo nascido no oriente, Dee Jay foi o primeiro personagem da série a ter um pai americano: James Goddard. Goddard, o artista que criou e desenhou o jamaicano de sorrisos largos, também ficou conhecido por ser um revolucionário nos jogos de luta dos 16 Bits com o ousado e ambicioso Weapon Lord (1995). Sendo um dos personagens mais bem avaliados pela mídia especializada e um dos mais queridos da série, Dee Jay é sem dúvida alguma um dos melhores personagens de Street Fighter em todos os sentidos - até mesmo o meu pai tinha ele como favorito (e ele nem jogava Street Fighter mas quando jogava só escolhia ele e chegou a terminar o jogo com o personagem na época em que compramos). Quem curte música e a sua cultura, vai sem dúvida alguma se identificar com o personagem. Mas quando se pensava que ele era uma inspiração em algum cantor, eis que sua inspiração parece estar associado a um lutador de artes marciais. 

Cogita-se que sua inspiração venha de nada mais, nada menos do que o kickboxer Billy Blanks. E, é, só o sorriso já entrega mesmo. 

 













Esse você viu no Cinema em Casa (SBT): o filme O Rei dos Kickboxers (The King of Kickboxers, 1990) foi apontado como inspiração de Goddard para adaptar a caracterização de Blanks em Dee Jay. O criador revela que, apesar do personagem (Khan) ser um vilão no filme, ele buscou convencer o time de desenvolvimento japonês da CAPCOM que o personagem poderia ser do bem - um cara energético e alegre, se diferenciando do lado durão dos personagens orientais. Apesar de ter também um icônico pai japonês (Akira Nishitani é o seu co-criador), DJ é um jamaicano com muitas inspirações norte-americanas. 






CAMMY STAGE 

Um dos mais memoráveis e mais belos estágios de Super Street Fighter II é o estágio da Inglaterra de Cammy. Mas o famoso castelo ao fundo é ficcional - ao menos, não é exatamente do país em que representa a personagem. 

As torres do cenário de Cammy se assemelham a castelos escoceses 

Segundo inúmeras fontes, principalmente no Brasil, a referência é toda levantada para o Castelo Lichtenstein. Na verdade é um amálgama de incontáveis referências aos castelos escoceses. São elas: Castelo Dunrobin (parte das torres) com misturas dos Castelos Craigievar, Fraser e Crathes. O lago ao fundo pode ser do Derwentwater, pertencente ao Parque Nacional Lake District, noroeste da Inglaterra.  Em materiais estrangeiros, o conteúdo imaginário é denominado Castelo Fraserburgh (nome também faz referência a uma cidade da Escócia). Em Street Fighter V, o castelo foi reformulado com mais referências a castelos escoceses e até mesmo às Torres de Londres.

Os mesmos materiais que descrevem detalhes extras também se refere que naquelas janelas, com as luzes ligadas no castelo, podem estar integrantes da inteligência britânica assistindo a luta. Essa organização é apresentada ficcionalmente como Delta Red e faz parte da história de Cammy - segundo o próprio manual do Mega Drive. A Delta Red é claramente inspirada no MI6*, divisão que existe na realidade.

*Traduzindo ao pé da letra, MI6 significa Inteligência Militar, Seção 6. Apesar de ser uma agência secreta, ficou bastante famoso no cinema com as adaptações cinematográficas de James Bond, 007. 

Na história que conhecemos através do videogame, Cammy é uma agente da inteligência que foi encontrada após perder completamente a memória. Para um jogo de luta, esse tipo de ambiente dramático da protagonista foi uma novidade e testemunhamos uma construção incrível. Agente secreto desmemoriado não é uma novidade no mundo do entretenimento mas também não é um tema muito comum de se aprofundar. Durante os anos 80, e inspirado pela guerra fria, o autor Robert Ludlum lança o romance de suspense e espionagem A Identidade Bourne. Seguiu posteriormente formando uma trilogia, até a despedida do autor. Com um tema bem parecido sobre espionagem, traição e amnésia, a série de livros viraram uma série de TV em 1988 e uma cinessérie de sucesso que se iniciou em 2002 - e o grande surpresa que a trama reserva ao espectador é se estamos lidando com um protagonista herói ou vilão. Essa diferença de gerações (entre os anos 80 e 2000) se construiu um contraste visível: se durante os anos 80 a guerra fria estava com os dias contados, nos anos 2000, a globalização já estava muito bem estabelecida e a tecnologia se tornou um dos pontos a serem discutidos - como a invasão de privacidade. O que distanciaria personagens como Bourne e Cammy - nessa mesma temática - é o gênero. A personagem de Street Fighter se passa num mundo envolvido por ficção científica e fantasia e Bourne, mais fincado no mundo real - embora ambos os cenários de personagem fale de tecnologia e até mesmo de ciência ou psicologia.


T. HAWK STAGE
O grande detalhe ao fundo, que muito se associa a um palácio, se refere a um centro cultural de Guadalajara, cidade do México. Denomina-se: Hospício Cabañas (também referido, fora de seu país, como "Museu Cabañas"). O imenso complexo foi fundado em 1791 pelo bispo Juan Ruiz de Cabañas, a fim de reunir as funções de asilo, hospital e orfanato. Foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1997*.

*A Unesco é responsável por marcar áreas de proteção legal e é administrada pela ONU. O mais interessante é que T.Hawk no filme americano de 1994*² é um representante das Nações Aliadas - uma versão ficcional da ONU no filme. Tremenda coincidência. 

*² Descendente de Irlandês, Filipino e de tribos Cherokee e Osage, o ator Gregg Rainwater foi interprete do personagem T. Hawk nas telonas. Seu histórico na carreira artística é marcado por papeis de personagem com alguma relação indígena. Além de Street Fighter, ficou mais conhecido internacionalmente por interpretar Buck Cross, personagem descendente da tribo Kiowa, em série de TV nos anos 80 (The Young Riders). É importante levar em consideração também que a história cinematográfica americana tem um passado problemático sobre caracterização de índios em produções audiovisuais de faroeste. 



FEI-LONG STAGE
Marcado pelo mestre dos filmes de Kung-Fu, Fei-Long também conta com um cenário característico existente no mundo real - e é o mais fiel de todos. Provavelmente, os programadores devem ter visto a referência em alguma página de Jojo

O cenário de Fei Long (videogame) e o cenário real (Tiger Balm Garden)

Da mente de um bilionário empresário e filantropo chinês (Aw Boon Haw), os Jardins de Tiger Balm são espaços turísticos - como parques de diversões - a locação de Hong Kong foi relido como um templo para receber o astro do cinema em Street Fighter. Seria, em teoria, Fei Long realizando um trabalho de publicidade ? Eis um cenário escolhido para divulgar sua participação no torneio.  

O primeiro Tiger Balm Garden foi inaugurado em 1935 e fechado em 1985, para fins de reformulação, e sendo reaberto em 1998. É também conhecido com nomes alternativos como Haw Par Villa Garden,  Haw Par Mansion e Aw Boon Haw Garden.

Os objetos de cenário fazem referências a animais reais e ficcionais da mitologia chinesa - de dragões a ave fênix. 


                        DEDO NO JOYSTICK                   
SUPER STREET FIGHTER II: THE NEW CHALLENGERS
(Mega Drive, 40 Mega, Ação, 1994)