VAI DROPAR ???
O filme nacional que adapta a icônica série japonesa dos anos 80 , e exibida pela extinta e saudosa Rede Manchete de televisão no Brasil, acaba de perder seu diretor.
O responsável pela direção estava na mão de Chris Tex. O cineastra é um fã declarado de Hayao Miyazaki e parecia ter grande afeição pela cultura pop japonesa.
Tex movimentou as redes ao promover um trailer do curta Wind Princess (adaptação do
desenho Nausicaä do Vale do Vento de Miyazaki) pedindo ajuda para finalizar o filme sem fins lucrativos e com o intuito de conhecer seu diretor icônico (Miyazaki).
Abaixo, artes inicialmente pensadas por Chris Tex para a produção do filme e que, possivelmente, foram descartadas. O trabalho foi realizado ao lado de outro jovem artista: Rafael Nascimento.
Segundo declarações de Nelson Akira Sato, presidente da Sato Company, o conceito procurou se inspirar no Homem de Ferro (a exemplo de suas raízes dos Tokusatsus - os Super-Heróis Japoneses - que buscam se basear em algo que esteja em ascensão no momento).
" Essa é a arte conceitual que criei com Rafael Nascimento para o longa-metragem Jaspion. Eu pretendia dirigi-lo, mas infelizmente tenho uma visão diferente sobre o projeto. Talvez em outra linha do tempo isso possa ter acontecido. Pelo menos na minha opinião, será incrível. " Declarou Chris Tex em suas redes sociais.
Artes conceituais parecem expressar também a atmosfera de Transformers de Michael Bay para recriar as cenas de batalha e os monstros gigantes. Bem, Metal Heroes sempre bebeu muito na fonte de Hollywood. Ou você achava que a Spadium Laser não veio de Star Wars ?
Um misto de Transformers e Cloverfield: Monstro nessa arte de divulgação. Daileon e um monstro trocando sopapos na Avenida Brasil ? Ponte Rio-Niterói ? Façam suas apostas.
Sato também declara que todas essas artes são apenas conceituais, ou seja, garante que toda a familiaridade ao herói será respeitada para os fãs. Nessa arte conceitual, nota-se que o visual de Jaspion é o mesmo dos anos 80. Seria então o seu visual brilhoso ou retocado de uma forma
mais familiarizada? Nesta arte em destaque, supõe-se que seja uma cena que explica como o protagonista consegue a armadura Metaltex.
Em seu visual clássico em mais uma das artes de divulgação divulgada, Jaspion não mostra intimidação para o que está a sua frente. Imponência heroica e familiar na característica. É como uma cena de história em quadrinhos.
Sequência de fuga (também característica) enquanto enfrenta um exército.
Jaspion em sua nave com o visual de teste. O traje parece agora ser mais orgânico - com detalhes que se ajustam aos músculos. Particularmente, eu compreendo que o visual atualiza o personagem, mas é inacabado.
Anteriormente, o filme estava anunciado com a direção de Rodrigo Bernardo (Talvez uma História de Amor) na Rio 2C - Rio Creative Conference, ocorrido na Cidade das Artes em 25 de Abril. Havia uma promessa de divulgação do elenco anda em 2018 - aonde foi anunciado para Agosto, aproveitando a festa dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. Porém, o anúncio acabou adiado para Abril desse ano.
" É um enorme desafio dirigir um gênero ainda inédito no Brasil. " Descrevia Bernardo, durante a conferência, o primeiro diretor anunciado para a difícil missão.
As primeiras artes conceituais - para fins de divulgação - foram divulgadas na conferência Rio 2C (elas também foram divulgadas como artes que originalmente não seriam usadas oficialmente para divulgação e nem estariam no futuro filme). Nesta primeira etapa, elas foram divulgadas por Yuri Sampo. Esses trabalhos conceituais deram o que falar - parece claro que seja uma forma de deixar a notícia na lábia do povo (a exemplo do filme do Sonic). Técnicas de publicidade que pegam muito bem.
Nas primeiras artes, a estrutura parecia desengonçada com o corpo.
Pôster de cinema conceitual. Tirando a parte da cintura pra baixo, esse parece expressar melhor uma ideia de atualização imponente em comparação ao herói original.
Outras comparações de capacete com a versão 1985. A número 3 parece uma atualização mais convincente (especialmente o contorno do visor).
Comparativo dos trajes 1985 v.s. 2019 (última atualização - 27 de Setembro). A ideia de expressar o mesmo vigor do clássico tá se tornando um desafio grande.
Primeira montagem com uma das primeiras artes de divulgação.
Cartaz oficial da Sato Company no evento divulgado nas redes sociais.
Nota: Todas as artes são divulgadas nos perfis dos artistas envolvidos no site Artstation.
Jaspion tem produção da Sato Company (responsável por trazer séries de super-heróis japoneses ao Brasil como Cybercops) em parceria com a Toei Company (a empresa japonesa responsável pela marca) que está supervisionando e aprovando os passos da produção no Brasil.