NESTA POSTAGEM
O QUE VOCÊ JOGOU EM 2014?
DEDO NO JOYSTICK
O QUE VOCÊ JOGOU EM 2014?
DEDO NO JOYSTICK
The King Of Fighters 98: Ultimate Match - Final Edition
O QUE VOCÊ JOGOU EM 2014?
DEDO NO JOYTICK
O RETORNO
Lançamento alimenta a nostalgia mas desaponta no sistema online
TKOF 98 era quase uma recapitulação de TKOF94
revivendo o clima de "Dream Match" (Partida dos Sonhos)
Para celebrar os 20 anos da "maxisérie" de jogos The King Of Fighters, a versão PC acaba de ganhar mais uma edição da franquia. Desta vez, uma atualização de TKOF 98 lançada para a antepenúltima e penúltima geração de consoles, respectivamente: Playstation 2 e X Box 360 em 2008. A edição Steam adere mais um subtítulo ("Final Edition") para marcar como a edição definitiva dessa versão "Ultimate Match". Porém, nem tão definitiva assim.
Novos Lutadores: Kasumi, Goenitz, Orochi, Krauser, Mr. Big, Geese e Eiji entram na disputa.
Anunciado juntamente com Metal Slug X e The King of Figthers 2002 Ulimited Match, The King 98: UM FE originalmente estava previsto para Novembro e a edição 2002 UM para Dezembro deste mesmo ano nas lojas STEAM. O segundo anúncio confirmou a edição 98 para 12 de Dezembro (plena sexta-feira), mas a fabricante decidiu adiar para o dia 16 afim de realizar melhorias.
Wild Iori e Wild Leona dão as caras como as versões alternativas
dos respectivos lutadores. Eles estiveram presentes em TKOF 97.
Para uma plataforma com tão pouco apelo - e marcado por gêneros "cult" de estratégia/ quebra-cabeça no passado - é importante louvar tal lançamento, que vem ganhando uma certa força no cenário desde Street Fighter IV e graças ao crescimento das redes sociais, favorecendo as partidas em massa e popularizando as competitividades (os "multiplayers"). Ainda não se trata de uma total incompetência por parte dos realizadores e do suporte, mas de uma falta de atenção diante das dificuldades em apoiar o trabalho alternativo - testemunhada pela pequena comunidade dos jogos de luta na internet.
Time dos chefes: O "Boss Team " da 96 está de volta e muito mais neurótico do que antes. E, pra aumentar o nível de apelação, Rugal, Orochi e Goenitz* formam o 98 Boss Team.
Se a Valve deveria ser mais rígida com os seus títulos na loja STEAM - adicionando uma versão demonstrativa antes - é importante descrever aqui a falta de necessidade desse tipo de ato protegida por alguns "idealistas", já que hoje em dia existem as atualizações digitais para a melhoria dos jogos. E é o que a fabricante vem tentando - ainda que ignorando a boa qualidade dos trabalhos realizados por outros programadores para jogos de emulador.
*Curiosamente, Goenitz aparecia no fim dos créditos do KOF 98 original (usando um time aleatório)
(ele estava apenas proposto na primeira versão).
Shingo agora tem um time e continua tão "ladrão" quanto antes.
O maldito é bom nos "counters".
A Code Mystics - responsável pela conversão - adicionou uma atualização para tentar concertar o estragos e trazer melhorias no código de acesso (os "netcodes") - ainda que os "desyncs" e os problemas com ping de conexão tenham continuado. A esperança é de que a fabricante não nos abandone nesse momento tão solene e que os jogadores apoiem denunciando todos os problemas para a página da comunidade na STEAM.
"Alguns entre os lutadores originais possuem versões alternativas com sons que remetem
a uma edição anterior" (Hum..! Influências de Hyper Street Fighter II: Aniversary Edition ?)
A trilha sonora precede as ideias originais da edição "SLUGFEST" com "novas" músicas reproduzida de outras edições e de outros jogos do gênero da SNK, com base nas versões normais e alternativas dos lutadores presentes ("ou não") na partida. É notável também algumas diferenças e acréscimos como: a dublagem (o grito de derrota de Iori Yagami); os efeitos de animação, os sons dos golpes e as vozes que remetem a uma edição anterior (Kyo Kusanagi escolhido em sua versão alternativa: Kyo 95) ou então outra mais atual; e os efeitos sonoros (com carros passando no Japan Stage) enquanto a música rola no meio da partida; golpes novos e versões alternativas para alguns personagens (veteranos antigos ou atuais); e o fortalecimento de um competidor e enfraquecimento de outro.
Com os seus absurdos "meio desproporcionais", os "novos" convidados vem para trazer bastante pressão contra os veteranos deste intervalo especial da série.
Poucas Opções
O jogo traz opções básicas de menu, como o Arcade e Single Play (1 ou 2 jogadores). E os especiais: Endless (lutas rápidas no estilo um contra um de apenas 1 Round, sem introdução de cenários e contagem de vitória - como nas partidas entre 2 jogadores); Practice (indispensável em qualquer jogo de luta); Challenge (desafios são propostos para se aplicar uma determinada lista de combinações ou ativação de sistema); Neo Geo Mode (para jogar o original); Online (para jogar partidas pela rede - entre várias opções - o sistema tem um recurso bem fácil para desafiar os amigos); Leaderboards (para verificar o seu Ranking e o de outros jogadores); Achievements (informações sobre troféus/ prêmios a conquistar); Help & Options (opções de configuração e ajuda) e Idioma (Japonês ou Inglês). Infelizmente ficou devendo algumas opções, como resetar, jogar a versão de 98 online e o de gravar reprises de partidas ("Replays") ainda que seja possível ver a taxa de velocidade/ pacote de conexão do outro jogador ("ping").
Fazendo Justiça: O começo de um começo ou o começo de um fim!
Com 20 anos completados, a SNK Playmore deixa o seu belo presente aos jogadores e fãs de The King of Fighters usuários do PC fazendo o que tem de melhor. Ainda que se tenha falta de alguns elementos, esta iniciativa é um esforço que deveria ser mais valorizado diante de uma plataforma em crescimento no gênero de uma geração cujo risco de ser condenada a extinção é grande.
OUTROS JOGOS QUE JOGUEI EM 2014
Mortal Kombat: Komplete Edition, Injustice: Gods Among Us - Ultimate Edition, Sonic CD, NBA 2K15, Ultra Street Fighter IV e The King of Fighters XIII: Steam Edition.
FICHA TÉCNICA
Data de Lançamento: 16 de Dezembro de 2014
Gênero: Ação
Fabricante: SNK (Original); Code Mystics (Adaptação)
Distribução: Valve/ STEAM (Digital)
País: Japão
Jogadores: 1 ou 2
Distribução: Valve/ STEAM (Digital)
País: Japão
Jogadores: 1 ou 2
MeMe Gamer:
O Que Você Jogou em 2014?
(4ª Edição)
PARTICIPANTES
Arquivos do Woo - Diogo "Cyber Woo"
Gamer Caduco - Cadu
QG Master - Adinan
Vão Jogar - João Roberto
Vão Jogar - Somari
Vão Jogar - SucodelarAngela
Vão Jogar - Rafa "Tchulanguero"
Sucodelaranjela - Hugo Couto (Somari) e Diogo Batista
New Old Players - Willi Weiss
Awesome Games Brasil - Yukiteru Amano
Shugames - Cosmão
Videogames com Cerveja - Felipe Barbosa
New Old Players - Willi Weiss
Awesome Games Brasil - Yukiteru Amano
Shugames - Cosmão
Videogames com Cerveja - Felipe Barbosa
EVENTO OFICIAL NO FACEBOOK