NESTA POSTAGEM
PRÉ-SHOW
DE OLHO NA COPA!
DEDO NO JOYSTICK
WORLD TROPHY SOCCER
PARTIDA EXTRA
MENU
SELECIONANDO FORMAÇÃO
MENU
SELECIONANDO FORMAÇÃO
LISTA DE COMANDOS
TRUQUES
OUTRAS VERSÕES
ALÉM DO WORLD TROPHY SOCCER
FICHA TÉCNICA
---PRÉ-SHOW---
DE OLHO NA COPA!
Sinopse: Inicialmente previsto para ser produzido e publicado durante a Copa do Mundo 2010, De Olho na Copa! é o mais novo evento-termômetro do Santuário para aproveitar esse clima Copa do Mundo 2014 no Brasil. E o tema em questão é este curioso clássico de Mega Drive: World Trophy Soccer.
E então, vamos lá... "- KICK-OFF! "
---DEDO NO JOYSTICK---
COMPETIÇÃO
COM PERSONALIDADE
Frank Ribery, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo: os melhores da Eurocopa
Nunca tive um só jogo de futebol em meu acervo de jogos de videogame. World Trophy foi o meu primeiro e único, desde 1993. Com a caixinha (semelhante a capa Americana, sem contra-capa) vinha um manual escrito pelo vendedor, com as dicas dos comandos e das opções em um papel. Na mesma época, também obtive Jurassic Park e World Of Illusion. Alguns anos depois, ainda arrisquei algumas aulinhas para o meu pai, numa tentativa de convertê-lo novamente ao mundo dos jogos - o ritual costumava ser realizado sempre após o trabalho dele, à noite - infelizmente eu não me lembro exatamente o ano em que isso aconteceu.
Entre os eventos acerca desse título, tudo é muito curioso. O Brasil havia perdido a Copa de 1990, World Trophy Soccer veio 2 anos depois (em 1992) e eu o tive em 1993 (1 ano antes da Copa de 94 e antes do Brasil conquistar o seu Tetra).
Pela sinopse, World Trophy Soccer é um grande campeonato entre 170 times ao redor do mundo que disputam pela Super Taça do futebol Europeu. Daí o título World Trophy Soccer (Taça Mundial de Futebol). Curiosamente, há um desafio extra durante as finais. Após receber a taça, quem te desafia é o time "mascote" do jogo, os "World All Stars".
Produzido por Krisalis Software, a distribuição ficou a cargo de ninguém mais e ninguém menos do que: Virgin Games. A divisão de criação da empresa foi responsável por títulos de jogabilidade, gráficos e trilha sonoras incríveis - como Global Gladiators, Aladdin, The Lion King entre outros. A Virgin não ficou a cargo da criação de World Trophy Soccer - se fosse, seria talvez o seu título mais modesto. Mesmo assim, Trophy Soccer dosa de raros momentos de trilha sonora durante as partidas entre clubes.
Cada música é bastante associada a um continente representante (jogando contra a CPU, geralmente está relacionado ao time que o está desafiando). O compositor Matt Furniss consegue respeitar a personalidade das partidas futebolísticas e sintetizar bem cada ambiente associado - como jogar contra o time do Egito e ouvir a sonoridade quase tribal e cheia de energia do tema "Eastern Power" ou então ouvir simulações eletrônicas e alternativas de violão e corneta dos temas de países latinos, como Argentina e Brasil em "Latin Heat". Diante da maravilhosa trilha, o destaque fica para o emocionante "Well Done", o tema de encerramento começa em um ritmo desacelerado e logo depois ousa em uma virada mais agitada.
Graficamente, para um jogo de 8 Megabits, o visual é esteticamente aceitável. Talvez o
maior problema seja identificar os jogadores no meio das rápidas partidas. A alternação do
Botão A, entre escolher para usar substitutos - o jogo não para um minuto e isso atrapalha
a simulação da partida - ou para usá-lo no momento de escolher um jogador por perto
(cabe a você a grande responsabilidade de estar atento ao utilizar no momento certo).
As limitações de jogabilidade prejudicam a partida, no começo, diante os detalhes (quanto a pegar impulso na bola com o Botão B ou C) mas isso vai se tornando um pouco mais confortável com a prática (antecipando as aproximações do adversário). Escolher a opção "jogadores por perto" com o Botão A é a melhor opção em campo (deixando a opção "escolher substitutos" entre as opções de pausa). O motivo é que a CPU amiga é meio "burrinha" para aproximar jogadores no tempo certo - o que causa uma grande frustração naquele momento de aperto em meio aos momentos mais tensos da competição.
Diferente da CPU "burrinha" para ajudar o time (capaz até de fazer o goleiro jogar a bola pro time adversário), a CPU "inimiga" é bastante esperta para controlar o time adversário - a ponto de ter de obrigar a jogar um pouco "sujo" pra ganhar (porém, nada que seja a ponto de garantir um cartão vermelho). A CPU tem rápido e impressionante domínio da bola (o time especial da final talvez seja uma exceção, com o seu time já bem evoluído), o que se torna praticamente impossível de jogar no modo "Hard" sem ter de passar antes pelo modo Easy e modo Normal (recomendavelmente em sequência - isso mesmo!).
Mesmo no modo Easy, o jogo tem uma dificuldade levemente mediana - o truque é ficar parado diante do adversário (enquanto ele vem com todo o gás com a bola) e se movimentar para baixo ou pra cima com o direcional (caso esteja perdido e queira saber onde seu jogador está), uma forma de tomar cuidado para não realizar um gol contra ou então entregar a bola de graça pro time adversário e conhecer melhor a noção de espaço. Os goleiros geralmente costumam levar gol com dribles - use e abuse do Botão B de preferência. Esses truques costumam funcionar em muitos momentos.
No modo Normal, a CPU é mais esperta nos dribles e quase não costuma errar gol. No modo Hard, a CPU assume as mesmas qualidades - com mais rapidez - e pra tirar a bola da "máquina" só com o Botão C (chute de trivela).
Para um título que antecede os lendários Fifa Soccer e International Super Star Soccer, World Trophy Soccer não chega a ser "tiro de meta" ou muito menos marca um "pênalti". Muito pelo contrário, se trata de um título muito divertido e que pode render emocionantes amistosos até para quem não é lá muito chegado ao gênero e é um entusiasta em clima de Copa.
Momentos de Jogatina
Brasil e Argentina na final (quem diria!)
Os campeões encaram um desafio extra. Curiosamente, a música final em campo agora é tema do time escolhido pelo jogador e não da CPU).
Os mascotes do World Trophy Soccer são um bando de playboys, não jogam nada, não agarram nada e não fazem gol nenhum (bem, vai nessa..!).
Brasil e Itália nos pênaltis (Ai meu Deusss...!).
Gol contra da CPU? Isso pode?
Não tínhamos o capitão Romário ainda, mas tínhamos Romário Pinto da camisa 7 (Allejo? Que Allejo? Ele que se cuide !)
Joncles e Carlos Tafarel também se tornaram lendas.
---PARTIDA EXTRA---
MENU
Na tela de Menu escolhe-se o destino: "Tournament" (o torneio regular contra a CPU), "Exibition" (um amistoso para jogar com 1 ou 2 jogadores) e visual dos uniformes ("Design Uniform"). Nota: Escolhendo "Tournament", abre um novo leque para se escolher entre "New Game" e "Password" (para preencher as lacunas com a senha de onde parou).
Na tela de Opções ("Options") é possível escolher o nível de dificuldade ("Difficulty"); o tempo de jogo ("Match Length"); as músicas ("BGM Test"); o número de controles ("Control Select"); os sons ativos ("Sound Mode"); e o modo de substituição ("Sub/ Change Button") entre: 'Substitutos' (Substitutes)/ 'Jogadores Próximos' (Nearest Players).
(como base nas dicas do autor Ryan Harrison para o Game Faqs)
4-4-2 - A formação regular usada no futebol. Um considerável sistema de balanço de defesa, meio de campo e ataque. Bom pra se usar a qualquer hora.
4-3-3 - A formação inventada por Alf Ramsey para os seus "Wingless Wonders" (maravilhas sem asas), como era denominado o time Inglês que ganhou a Copa do mundo em 1966.
Um ataque mais pensado, de espírito, masque se mantém em um bom balanço de formação.
4-2-4 - Ataque e defessa sólidas, mas pode deixar lacunas se jogadores se acumularem na defesa ou se os atacantes se juntarem ao meio de campo. Melhor contra equipes que jogam na defensiva
1-3-3-3 ou 5-3-2.
1-3-3-3 - O sistema "vassoura" que equilibra, de fora, a equipe através do campo. O jogador "varredor" pode agir como uma segunda e última linha de defesa.
3-2-5 - Como o 4-2-4, apenas um jogador a menos na defensa e em mais ataques objetivando gols por todas as direções. Bom para usar contra 5-3-2 ou em times que defendem mais.
5-3-2 - A defesa mais forte exceto em meio de campo, dando trabalho quando se trata de jogada.
Ainda assim, útil para manter seus adversários a distância quando eles atacarem.
Substituição/ Jogadores Próximos: Use o Botão A para escolher o número de jogadores a serem substituídos e use o Botão C para confirmar. Para jogadores próximos, use o Botão A para acionar rapidamente um outro jogador próximo em campo.
Carrinho: → + B
Cabeçada: Use o botão C quando a bola estiver sobre a cabeça do jogador selecionado.
DICAS
Cartões Amarelos e Cartões Vermelhos: Ao cometer uma falta (ex: derrubamento) o jogador recebe um cartão amarelo. Caso o jogador do time adversário também realizar uma falta no mesmo jogo, este recebe um cartão vermelho e ambos terão o time reduzido por menos de 1 jogador.
Destrave o time "World All Stars": Faça A, A, B, A, C, A, B e A na tela de menu. Você ouvirá um "Goal". (Nota: Esse truque já foi testado e aparentemente é falso.)
Direto pra Final: Na tela de Password digite A63UAA61AA. E você jogará a final como o time do Canadá.
Super Chute: Na tela de Password digite THREE---SHREDDEDWHEAT. Segurando para baixo com B ou C (durante o jogo) provocará chutes com maior distância e facilitando golaços.
Resetar o Jogo: Na tela de Password digite QUITTER.
Veja os Créditos: Na tela de Password digite CREDITS.
World Trophy Soccer é uma reprogramação da série de jogos Manchester United Europe para o sistema Amiga do mesmo ano. O sucesso lhe garantiu uma atualização e continuações. A primeira versão saiu em 1990 com o título Manchester United.
Segue alguns vídeos sugeridos pelo amigo Rafael Lima de Souza:
Vídeo da edição Européia (European Club Soccer). Essa edição de origem só possui times Europeus:
Capa da edição Européia (apenas clubes Europeus participam nessa edição):
Capa da edição Japonesa (nessa versão, o enredo é com base na liga Japonesa de futebol, a J-League):
Coincidentemente, a Arcadia System lançou em 1989 um jogo de fliperama com o mesmo título da edição Americana ('World Trophy Soccer') com visão centrada para o gol adversário.
Confira o vídeo:
Também conhecido como World Cup Soccer: Italia' 90, a versão de Arcadia é na verdade uma adaptação ligeiramente modificada para fliperamas do sistema Amiga afim de possibilitar a utilização de fichas. Entre outros, a Arcadia já adaptou software de jogos como Roadwars e Magic Johnson Basketball. Nota: Agradecimentos ao amigo Rafael Lima de Souza pelas informações.
ALÉM DO
WORLD TROPHY SOCCER
Troféu da "Champions League" (UEFA)
Sobre a FIFA (com apoios do Wikipédia):
Ao todo possui 209 países/ territórios associados. É a instituição que possui a segunda maior quantidade de associados, inclusive mais associados do que a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Comitê Olímpico Internacional (COI), que possuem 293 e 205 membros cada.
A primeira a possuir a maior quantidade de associados é a associação internacional de Federações de Atletismo (IAAF), possui 212 membros.
O atual presidente é o suiço Joseph Blatter e o secretário executivo é o francês Jerôme Valcke.
Desde a Copa do Mundo de 1994, assim como a Liga dos Campeões da UEFA, a FIFA adotou um hino criado pelo compositor alemão Franz Lambert. Ele foi recentemente re-arranjado e produzido por Rob May e Simon Hill. O hino é tocado no início de uma partida e torneio oficial da FIFA, assim como em amistosos internacionais.
Desde 2007, a FIFA tem pedido a seus parceiros de transmissão televisiva a tocar pequenos trechos do hino no começo e fim dos eventos transmitidos por ela e também nos comerciais de tais eventos, para ajudar a promover seus patrocinadores.
Presidentes (ano, país de origem e nome):
1904 – 1906 (França) Robert Guérin
1906 – 1918 (Inglaterra) Daniel Burley Woolfall
1921 – 1954 (França) Jules Rimet
1954 – 1955 (Bélgica) Rodolphe Seeldrayers
1955 – 1961 (Inglaterra) Arthur Drewry
1961 – 1974 (Inglaterra) Stanley Rous
1974 – 1998 (Brasil) João Havelange
1998 – atual (Suíça) Joseph Blatter
Sobre a UEFA (Notas do Wikipédia):
Representa as confederações nacionais da Europa, organizando nove competições entre nações e quatro entre clubes do continente, controlando a premiação, regulamentos e direitos de mídia para essas competições. É uma das seis confederações continentais da FIFA.
Das confederações, de longe é a mais forte em termos financeiros e de influência no cenário internacional, rivalizando apenas em pequena escala com a CONMEBOL, da América do Sul. Virtualmente todos os melhores jogadores do mundo jogam em campeonatos europeus, particularmente na Inglaterra, França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Turquia, Rússia, Ucrânia, Bélgica, Grécia e Países Baixos. Muitas das seleções de maior força estão na UEFA. Das 32 vagas disponíveis na Copa do Mundo de 2006, 14 foram distribuídas entre seleções da UEFA.
A UEFA foi fundada em 15 de Junho de 1954 em Basileia, na Suiça como consequência de discussões entre as confederações da França, Itália e Bélgica. A sede ficou instalada em Paris até 1959 ano em que acabou por mudar-se para a capital suiça Berna. Henri Delaunay foi o primeiro Secretário-Geral e Ebbe Shwartz o presidente. Seu centro administrativo desde 1995 é em Nyon, Suíça. Era inicialmente composta por 25 confederações; atualmente são 54. A UEFA Champions League é o seu torneio de clubes mais importante.
A Liga dos Campeões da União das Associações Européias de Futebol - originalmente conhecida como Liga dos Clubes Campeões Europeus - é a principal competição interclubes da Europa. Participam dela os campeões nacionais dos países filiados à instituição e alguns outros clubes. Acontece paralelamente às competições nacionais do continente, tendo início na segunda metade do ano e terminando no final da primeira metade do ano seguinte.
A Liga Europa da UEFA é a segunda competição interclubes da Europa. Participam dela os times vindos da Liga dos Campeões da UEFA e os que não conseguiram classificação para ela.
A Supercopa da UEFA é a 3ª competição mais importante de futebol da Europa, que se realiza anualmente entre as equipas vencedoras da 1ª e da 2ª competições mais importantes da Europa ao nível de clubes, respectivamente a Liga dos Campeões da UEFA e a Liga Europa da UEFA. A competição realiza-se no início das temporadas nacionais, em Agosto e tem o status de abertura oficial da temporada europeia para os clubes, mesmo com campeonatos e outros certames já iniciados.
A Euro Copa é a 2ª competição de seleções mais importante do mundo, e a 3ª competição geral mais bem organizada perdendo apenas para Copa do mundo e para liga dos campeões, a competição foi idealizada no ano de 1927 antes mesmo da UEFA ser criada, mas ela só foi concretizada 10 anos apos a criação da UEFA. No inicio a competição tinha apenas 4 seleções de 1960 até 1980 quanto o numero de seleções passou a ser 8, em 1996 a competição passou a ter 16 seleções.
Da esquerda para a direita: Valentim Loureiro e Tomislav Ivić
FICHA TÉCNICA
Título Original: European Club Soccer
Títulos Alternativos: World Trophy Soccer; J. League Champion Soccer
Título Original: European Club Soccer
Títulos Alternativos: World Trophy Soccer; J. League Champion Soccer
Data de Lançamento: 1992 (Europa e Estados Unidos); 26/02/1993 (Japão)
Última Jogada: Quarto do Santuário - 12:00 - 7/6/2014 (Sábado)
Gênero: Esporte
País: Europa