STREET FIGHTER II: GUIA DE ESTRATÉGIAS
LEGENDAS
GUIA BÁSICO
UMA CELEBRAÇÃO
TUTORIAL DHALSIM
VELHOS GOLPES
NOVAS ESTRATÉGIAS
GOLPES NOVOS E MELHORES
NOVAS COMBINAÇÕES
CRÉDITOS FINAIS
STREET FIGHTER II: GUIA DE ESTRATÉGIAS
DEDICATÓRIAS
STREET FIGHTER II
GUIA DE ESTRATÉGIAS
UMA ADAPTAÇÃO LIVRE DE MESTRE RYU DA REVISTA "OFICIAL GAME PRO: STREET FIGHTER II: SUPER GUIA DE ESTRATÉGIAS", EDIÇÃO ESPECIAL PUBLICADA COM A REVISTA GAME POWER 18A.
A versão original da Game Pro ("Street Fighter II: Strategy Guide") foi apresentada pelo personagem repórter Slasher Quan, com auxílios de Eric Suzuki, Joel Pambld, David Winstead e James Goddard da Capcom USA.
LEGENDAS
Conheça as diferenças e novas referências dos termos encontrados nesse Guia.
SF II: Turbo = Street Fighter II: Turbo (nos Estados Unidos)
SF II: Hyper = Street Fighter II: Hyper Fighting (Originalmente no Japão)
Turbo e Hyper = Street Fighter II: Turbo e Street Fighter II: Hyper Fighting, respectivamente
Setas em sequência (Ex: ←↙↓↘→ ou ←↓↙) = Movimentos com o direcional (é necessário que deslize o dedo sobre as setas indicadas)
Soma (+) = Geralmente se conecta com algum movimento de ataque (Ex: ...← + Soco ou ...→ +Chute
UMA CELEBRAÇÃO
Foi em meados do natal de 1993 que eu obtive o meu primeiro Street Fighter. Pra falar a verdade, Street Fighter II pra mim sempre foi o primeiro até me questionar o motivo do número 2 em romano. Graças ao meu pai, adquiri um cartucho do Street Fighter II: Special Champion Edition. Eu estava no quarto, bem próximo da TV e do vídeo cassete que estava ali do meu lado esquerdo, foi uma cena icônica pra mim, ao receber o jogo com a maior surpresa.
Pra falar a verdade, eu sequer sabia o que era jogo de luta. Pra mim, era um jogo de passar de fase assim como outros que havia jogado naqueles meus primeiros 13 meses de Mega Drive e de verdadeiro vício por videogames. Ao colocar o cartucho no videogame (naquela época era o meu pai quem fazia isso por mim e pela minha irmã) fiquei surpreso e ao mesmo tempo sentindo estranho (coisas que eu prometo contar em algum futuro Dedo No Joystick do jogo). Demorou um pouco pra me acostumar a jogar de verdade, mas o mais curioso é que o meu primeiro personagem que passei a jogar foi justamente um dos mais técnicos e mais difíceis de se jogar: Dhalsim. Justamente por sua mobilidade, em lançar golpes com socos e chutes a longa distância. Mas logo notei que o jogo era muito mais complexo do que eu imaginava - já que Dhalsim tem que lidar com Hadoukens, Shoryukens e demais golpes que podem cortar o seu barato. é preciso utilizá-lo sabiamente.
Pra falar a verdade, eu sequer sabia o que era jogo de luta. Pra mim, era um jogo de passar de fase assim como outros que havia jogado naqueles meus primeiros 13 meses de Mega Drive e de verdadeiro vício por videogames. Ao colocar o cartucho no videogame (naquela época era o meu pai quem fazia isso por mim e pela minha irmã) fiquei surpreso e ao mesmo tempo sentindo estranho (coisas que eu prometo contar em algum futuro Dedo No Joystick do jogo). Demorou um pouco pra me acostumar a jogar de verdade, mas o mais curioso é que o meu primeiro personagem que passei a jogar foi justamente um dos mais técnicos e mais difíceis de se jogar: Dhalsim. Justamente por sua mobilidade, em lançar golpes com socos e chutes a longa distância. Mas logo notei que o jogo era muito mais complexo do que eu imaginava - já que Dhalsim tem que lidar com Hadoukens, Shoryukens e demais golpes que podem cortar o seu barato. é preciso utilizá-lo sabiamente.
Esta postagem inicia uma série de Guias (à pedidos dos leitores que me acompanharam no Dedo o Joystick: Street Fighter - The World Warrior de Super Nintendo, desde a sua primeira publicação em 2008 em fóruns) concentrando em cada um dos 12 personagens das versões Special Champion Edition (Mega Drive) e Turbo (SNES) servindo também para a versão de Fliperamas (SF II: Turbo, nos E.U.A. e SF II: Hyper, no Japão) e conversões para os videogames das gerações mais atuais. Este é um tutorial adaptado e com atualizações - incluindo textos e características publicadas originalmente na revista Game Pro e traduzidas no Brasil pela Game Power - como uma forma de manter a notalgia e também melhorar ainda mais o excelente conteúdo.
Todo esse esforço, meu caro leitor, é pra fazer com que você volte a jogar Street Fighter II. E espero que essas postagens o ajudem.
Atenciosamente,
Mestre Ryu
Dhalsim apenas exibia uma magreza esquelética no primeiro Street II. Então seu novo golpe, Yoga Teleport, significa um acréscimo precioso ao seu arsenal. Tornou-se um personagem mais equilibrado, porém depende muito de sua habilidade. Teleportar-se é muito mais fácil nos controles de Arcade que no Joystick do SNES.
----------------------
VELHOS
GOLPES
← ou → + Soco Forte (de perto)
←↙↓↘→ + Qualquer Soco
↓↘→ + Qualquer Soco
↓ + Qualquer Chute
Nota: O comando vira Chute Médio agachado, de perto, com alguns passos de distância ou próximo do adversário.
Aproxime-se e aperte Soco Forte
← ou → + Soco Médio (de perto)
----------------------
----------------------
NOVAS
ESTRATÉGIAS
" DÊ SUMIÇO E FUJA DAS MAGIAS "
Quando o inimigo lançar uma magia, teleporte-se e reapareça atrás dele. Agora é só arremessá-lo. Eficiente contra Ryu e Ken.
" BASTA UM SOQUINHO "
Não se apavore caso o inimigo voar em sua direção. Espere sua aproximação e desfira um Soco Fraco. Pronto, acabou o impeto do otário.
" ARREMESSE O PARADÃO "
(TURBO E HYPER)
" BATA E SUMA "
(TURBO E HYPER)
1) O teleporte é muito mais do que um simples movimento defensivo. Se você estiver perto do inimigo e ele soltar uma magia, use a rasteira ou soco em pé. 2) Durante esses ataques execute o comando para desaparecer. Assim você some antes de receber o contragolpe.
----------------------
----------------------
GOLPES NOVOS
E MELHORES
" YOGA TELEPORT "
(TURBO E HYPER)
Dhalsim pode desaparecer e reaparecer em quatro posições diferentes em relação ao inimigo. Isso é determinado pelo comando que você usar e quais botões de Soco ou Chute empregados. Veja abaixo como funciona:
1) --> " APAREÇA NA FRENTE DO ADVERSÁRIO "
Longe: ←↓↙ + 3 Chutes
Perto: ←↓↙ + 3 Socos
" APAREÇA ATRÁS DO OPONENTE " --> 2)
Perto: →↓↘ + 3 Socos
Longe: →↓↘ + 3 Chutes
Nota: Se não Houver espaço na tela, atrás do adversário, Dhalsim reaparecerá no limite da tela, o que é perigoso se o adversário estiver atento.
----------------------
----------------------
NOVAS
COMBINAÇÕES
" DOIS EM UM TOSTEX "
1) Aproxime-se, agache-se e desfira um Soco Fraco ou Chute Médio. De imediato acione o comando de Yoga Fire ou Yoga Flame
2) Complete o golpe para uma combinação quente
----------------------
----------------------
NOVOS
PONTOS FRACOS
" APAGUE O FOGO "
Ryu e Ken agora podem usar a giratória para sobrevoar o Yoga Fire de Dhalsim. E, de quebra, são capazes de causar estragos
" BRAÇOS E PERNAS VULNERÁVEIS "
Dhalsim era considerado o rei da apelação por causa da tática Yoga Fire - Chute. Agora o fabricante acabou com a palhaçada tornando a tática vulnerável ao Soco Fraco
----------------------
CRÉDITOS FINAIS
Street Fighter II: Strategy Guide (Revista Game Pro)
Street Fighter II Super Guia de Estratégias (Revista Game Power)
Street Fighter II: Guia de Estratégias (Blog Oficial Santuário do Mestre Ryu)
Título Alternativo:
Street Fighter II: Guia de Estratégias de Mestre Ryu - Dhalsim (Pré-lançamento)
Datas de Lançamento:
Dezembro de 1993 (Revista Game Power & Game Pro); Dezembro de 2013 (republicação por Mestre Ryu)
Street Fighter II: Guia de Estratégias de Mestre Ryu - Dhalsim (Pré-lançamento)
Datas de Lançamento:
Dezembro de 1993 (Revista Game Power & Game Pro); Dezembro de 2013 (republicação por Mestre Ryu)
Adaptação, Edição de Imagens, Vídeo Demonstrativo & Atualizações:
Mestre Ryu
Mestre Ryu
Dedico este trabalho ao meu pai. Foi graças ao presente dele que pude conhecer Street Fighter. Foi nesse mesmo período, após ganhar o cartucho Street Fighter II: Special Champion Edition, que eu ganhei o Street Fighter II: Super Guia de Estratégias, originalmente lançada com a revista Game Power 18A - por algum motivo eu não recebi a revista junto, mas esse material é um benção e por pouco ela não foi jogada fora durante uma de nossas mudanças - o que me deixaria muito deprimido (sem essa revista, esse trabalho não faria sentido algum). Vida longa às lembranças da década de 90.
Muito obrigado pela sua leitura!
Muito obrigado pela sua leitura!
1993 ©GAME PRO; GAME POWER
2008, 2013 ©SANTUÁRIO DO MESTRE RYU; PUBLICADO POR MESTRE RYU