NESTA POSTAGEM
DE VOLTA À DIMENSÃO X
A ORIGEM DAS TARTARUGAS NINJAS
A TRILHA SONORA DAS TARTARUGAS NINJAS
SIGNIFICADOS DAS GÍRIAS - PARTE 1: "COWABUGA"
SIGNIFICADOS DAS GÍRIAS - PARTE 2: "SHELL SHOCK"
O LEGADO DAS TARTARUGAS
"AS TARTARUGAS NINJAS DE PORTO ALEGRE"
SOBRE
FICHA TÉCNICA
----Curiosidades Históricas----
Muito Além do "Tournament Fighters"
A
ORIGEM
DAS
Antes de se tornarem as tartarugas descoladas da TV, o nascimento das Tartarugas Ninjas aconteceu nos quadrinhos. Kevin Eastman e Peter Laird eram dois artistas que adoravam desenhar, porém, não conseguiam sobreviver com a sua arte e estavam sem dinheiro.
o primeiro rascunho dos criadores
Algo estava para mudar. Então, num encontro casual, Eastman e Laird estavam muito bêbados e fizeram uns rascunhos esquisitos, com tartarugas com um monte de armas brancas, com umas peças marciais (como nuchakus e protetores). Decidiram então lançar o gibi em preto e branco, com o dinheiro emprestado do tio de Eastman.
Em maio de 1984, o primeiro volume de Teenage Mutant Turtles acabara de ser lançado, com surpreendes U$$ 1 milhão de cópias vendidas. Partindo daí, as Tartarugas se tornaram uma montanha de fazer dinheiro que não parava mais. Vieram então o desenho da TV, uma infinidade de brinquedos e três filmes pro cinema. Pois, com essas Tartarugas não se brincavam mesmo.
Kevin Eastman e Peter Laird tiveram influências de Frank Miller e nomes dos grandes artistas renascentistas do século XX para criarem as suas 4 vigilantes. E daí, surgiram: Leonardo (o líder), Michelangelo (o brincalhão) , Donatello (o cientista) e Raphael (o esquentadinho) . Juntos, os adolescentes lutavam contra uma diversidade de inimigos, como suseranos malignos, belas criminosas e criaturas espaciais, com o apoio dos ensinamentos do Mestre Splinter, um pequeno e sábio rato idoso.
A brincadeira lucrativa dos criadores, parodiavam personagens a sinopse de origem do Demolidor, Ronin, Electra e até a série Novos Mutantes dos X-Men. O tema central que gerou as Tartarugas Ninjas, acontece num Flashback na primeira edição.
Segundo a sinopse original, um garoto, enquanto caminhava pelas ruas de Nova York carregando quatro tartarugas em um aquário, tenta impedir que um homem cego seja atropelado por um caminhão. O garoto é atingido por um tubo radioativo do caminhão, deixando cair o aquário e as 4 tartarugas pelos esgotos da cidade.
As 4 Tartarugas são salvas pelo rato Splinter, enquanto banhadas pelo líquido radiativo e tornando os pequenos répteis grandes e racionais. Os esgotos se tornaram o seu famoso habitat, ao lado do rato Splinter, que passa as lhe ensinar o ninjitsu. Posteriormente, ganharam novos amigos, como a repórter April'O Neil e o viciado por esportes, Casey Jones.
A capa de TMNT: The Hyperstone Heist era uma homenagem ao segundo filme, O Segredo de Ooze
Os Japoneses se mostraram mais cuidadosos com a origem obscura das Tartarugas Ninjas. E nos jogos, a Konami mostrava a sua força na arte das capas dos jogos - apresentando as Tartarugas invocadas da forma como eram nos quadrinhos. Somente em 1993, com a série de títulos Tournament Fighters, que elas assumiram essa face nas partes jogáveis.
A
TRILHA SONORA
DAS
TARTARUGAS NINJAS
Ya Kid K (no meio) e os dançarinos do Tecnhotronic
Muito do comportamento e costumes urbanos das Tartarugas Ninjas, em um mundo em carne e osso dos filmes, certamente deve ser atribuída ao estilo musical e jovem da sua época oitentista. O som das ruas Americanas eram o hip-hop, o rap, a música dance e eletrônica dos subúrbios.
O ritmo dançante e contagiante do Tecnhotronic era um dos grandes nomes presentes na trilha sonora da trilogia cinematográfica. O grupo Belga tinha Ya Kid K como o grande nome na voz das músicas - emplacando grandes sucessos como Move This, Pump Up The Jam, Get Up e outros. A explosão da febre gerou o gênero poperô na década de 90.
Nos álbuns dos filmes, o Tecnhotronic - na voz de Ya Kid - participava com temas como Spin That Wheel (As Tartarugas Ninjas), Awesome (You Are My Hero) (As Tartarugas Ninjas II: O Segredo de Ooze) e Rockin' Over The Beat (As Tartarugas Ninjas III), como grandes destaques. Só no primeiro álbum, Ya Kid participou com pelo menos umas 3 músicas.
Outro nome que vale ser destacado é o Vanilla Ice. O Ice Ice Baby fez tanto sucesso que ganhou até uma versão, do próprio artista, para o álbum do segundo filme - onde o próprio aparece cantando a música Ninja Rap (com alguns acordes Ice Ice no meio).
Adaptações de videogame, como Super Mario Bros. O Filme e Mortal Kombat: O Filme, também aderiram a febre noventista da música dance em suas trilhas
Confira esse Mix no You Tube com diversas músicas que trazem aquilo que seria a essência da febre das Tartarugas na primeira metade da década de 90, no cinema, e suas evoluções naturais do gênero no decorrer dos anos seguintes.
SIGNIFICADOS DAS GÍRIAS: PARTE 1
Suas possíveis origens remetem evidências durante a década de 50 em um programa Americano infantil de TV chamado Howdy Doody. O termo Kowabonga foi escrito por Edward Kean (criador do programa) para o personagem Chief Thunderhud (um índio chefe de tribo).
O programa Howdy Doody pode ser conferido no raro vídeo acima
Sabe-se que, posteriormente, o termo acabou sendo adaptado pelos surfistas se transformando no termo Cowabuga durante a década de 60 e popularizado por Snoopy, Bart Simpsons e muitos outros, além das próprias Tartarugas. Num significado traduzido, Cowabuga pode significar legal ou maneiro.
SIGNIFICADOS DAS GÍRIAS: PARTE 2
O termo chega a aparecer nos jogos TMNT: The Arcade Game e TMNT: Turtles In Time. Em TMNT: Turtles In Time, por exemplo, é possível reconhecer a fala - Ohh!! Shell Shock! e graças a um balão, é notado apenas o Shell Shock! Apenas o último termo é ouvido das tartarugas quando perdem uma luta no Tournament Fighters. Na tradução, seria algo do tipo casco quebrado ou, simplesmente, abatido.
__________________________
O
LEGADO
LEGADO
DAS
TARTARUGAS
Há quase 20 anos, eu encontrei essa interessantíssima matéria do Zero Hora RS num livro de Português da 3ª ou 4ª série. A matéria falava de 12 garotos de Porto Alegre que viviam nos esgotos - dividindo espaço com baratas e ratazanas. Num belo dia, esses 12 garotos saíram daquela escuridão, enlouquecidos pelas ruas - assustando a população. Como passavam muito tempo debaixo dos esgotos, mal conseguiam enxergar à luz do dia.
A matéria, infelizmente, se perdeu no tempo e nunca mais consegui encontrar para contar a história completa, mas o momento mais incrível da matéria foi quando citava os 12 garotos entrando num cinema do bairro pra assistir o primeiro filme das Tartarugas Ninjas. Eles ficavam vidrados nos personagens. vibravam como crianças como nós (ou como muitos de nós fomos um dia).
É tocante imaginar que esses garotos poderiam ser como nós. Por aí, conversando entre amigos, vestindo camisas das Tartarugas Ninjas e falando um monte de coisas da cultura nerd.
Há exatos 10 anos, o site Andi.org publicou uma nota e graças à ela, consegui me lembrar de uma parte dessa história aqui citada (e agradeço muito a Deus por isso). Segue a nota:
"Há 10 anos uma equipe de reportagem de Zero Hora flagrou 12 meninos que moravam nos esgotos de Porto Alegre-RS. Na época, esses garotos, com idade de 11 a 14 anos, ficaram famosos em todo o estado. Eles moravam junto com baratas e ratazanas em três bueiros próximos do Mercado Público da capital gaúcha. Uma década após a publicação da matéria, essas crianças, hoje jovens, são vítimas de uma tragédia brasileira: quatro morreram, dois estão presos, um permanece na rua e dois tentam reconstruir suas vidas por meio do estudo e do trabalho." - Texto do http://www.andi.org.br
Eu gostaria muito que essa série de postagens pudessem ser publicado na semana do dia das crianças, em consideração a essa história. Mas agradeço muito a Deus por me ajudar a compartilhar isso e a conseguir terminar esse projeto.
Agradeço também a você, que teve a maior paciência para acompanhar toda essa comemoração, com a análise e materiais extras construídas por mim.
Um abraço à todos é até a próxima.
__________________________
SOBRE
DEDO NO JOYSTICK
ORGULHOSAMENTE APRESENTA EM UMA EDIÇÃO ESPECIAL
DEDO NO JOYSTICK
ORGULHOSAMENTE APRESENTA EM UMA EDIÇÃO ESPECIAL