domingo, 19 de fevereiro de 2012

[Sonic The Hedgehog: 20ª Aniversário (1991+1992) - Zona Exploração, Ato 2 - Dedo No Joystick] Sonic The Hedgehog 2 - Postagem Histórica Para Colecionadores (Mega Drive)

NESTA POSTAGEM
DEDO NO JOYSTICK EDIÇÃO HISTÓRICA 
SONIC THE HEDGEHOG 2
SOZINHO? NÃO DESTA VEZ

O STAFF DE SONIC 2


FICHA TÉCNICA

HISTÓRIA
Em Busca das 7 Esmeraldas Caóticas
A Lenda das Raposas
7 Esferas, 7 Esmeraldas
Os Amigos de Sonic & Tails
Dr. Robotnik: O Cientista Maluco

DIVERSÃO
Modos
Itens
Terminando uma Zona
Zonas
Mistérios
Megabites

JOGABILIDADE
Comandos

GRÁFICOS
Sonic
Tails
Comparações
Top 4: Cenários
O Script da Apresentação
Informações Na Tela

SOM
Destaques
Top 8: Trilha Sonora

NOTAS FINAIS
CRÉDITOS

 by Mestre Ryu 



DEDO NO JOYSTICK EDIÇÃO HISTÓRICA 
SONIC THE HEDGEHOG 2 (MEGA DRIVE)

SOZINHO? NÃO DESTA VEZ
Não precisa dizer mais nada, né?


Agradecimentos
Fighters
Retrobits
UOL Jogos
CosplayBrasil
NES Archive
SCI FI
OuterSpace

OuterSpace
Maior análise que já vi xD
Panoramix360

Eu só li por que foi do Sonic...
Alexandre Cube

Obrigado por me fazer relembrar este grande jogo e torçamos pra que a SEGA volte a ser a grande empresa que ela era.
SonOfJeffer 

Cara relembrei muita coisa e muitas noites sem dormir jogando sonic e numca desligando o mega drive para não perder onde eu estava no sonic 2 hehehe.
Rodiodxx

Cara, não foi uma análise, foi um All about Sonic 2!!! Algumas empresas fazem isso pra ganhar dinheiro!!! xD
-Urameshi-

caramba acabei de postar na analise do sonic de wii mas esse sim e o verdadeiro sonic, impecável e perfeito! e parabéns pela analise, mais completa impossível!
Metal_Killer

Putz, muito legal, você destrinchou o jogo inteiro. Esse jogo pé demais, pra mim é melhor Sonic já lançado. Comprei ele pro Virtual Console do Wii com prazer.
xogum

SCIFI do Brasil
AHhhhh fala serio Sonic detona, adorava ele, mesmo estilo de Mario Bros mas bem menos infantil, na época ele era altamente radical....
Fabiano

Um dos melhores games de todos os tempos, especialmente STH2, que é perfeito em tantos sentidos!
A introdução do personagem Tails tornou o game mais versátil e muito mais divertido na minha opinião. Gostei muito mesmo, e tem um gostinho de infância tão legal! Agora estou com vontade de jogar Sonic.
Peace_Maker_Girl

Bela análise, está à altura deste clássico dos games!
Adama

Essa sua análise, assim como a do Mystic Defender, são de altíssima qualidade e dignas de figurar entre qualquer análise feita por profissionais da área.
Riveler

Fórum Fighters
Essa versão é a melhor do genesis.
-Hiei-

Arrumei um emu de Mega Drive e voltei a jogar esse clássico, é divertido demais!
Kamen Rider Heavy

Caramba o tópico definitivo do Sonic dois!
Elfim

Esse foi um dos meus primeiros jogos pra mega , e sem dúvida é um jogaço !!
Bravoman

Esse foi o primeiro jogo pra mega drive que eu joguei!
Nossa era muito bom!
Kasumi Todo

Caras, esse sim era um game digno do azulão.
Bamboacha

Sem querer fazer boca de urna: um agradecimento a todos que discutiram e ainda discutem sobre a analise ou sobre este clássico.
O STAFF DE SONIC 2
Produtor Executivo
Hayao Nakayama

Produção
Shinobu Toyoda

Diretor
Masaharu Yoshii

Programador Chefe
Yuji Naka (YU2)

Planejador
Hirokazu Yasuhara
(Carol Yas)

Designer dos Personagens e Chefe de Arte
Yasushi Yamakuguchi
(Judy Totoya)

Assistente de Programação
Bill Willis
Masanobu Yamamoto

Colocação de Objetos
Hirokazu Yasuhara
Takahiro Anto
Yutaka Sugano

Colocação de Objetos no Special Stage
Yutaka Sugano

Artista das Zonas
Yasushi Yamagushi
Craig Stitt
Brenda Ross
Jina Ishiwatari
Tom Payne
Phenix Rie

Arte e CG do Special Stage
Tim Skelly
Peter Morawiec

Compositor
Masato Nakamura
(1992 - Dreams Come True)

Programador de Som
Tomoyuki Shimada

Assistentes de Som
Macky
Jimita
Milpo
Ippo
S.O
Oys
N.Gee

Assistentes de Produção
Syuichi Katagi
Takahiro Hamano
Yoshiki Ooka Steve Woita

Manual de Jogo
Youichi Takahashi
Carol Ann Hanshaw

Partidários Executivos
Daizaburou Sakurai
Hasashi Suzuki
Thomas Kalinske
Fujio Minegishi
Takaharu Utsunomiya

Agradecimentos Especiais
Cindy Claveran
France Tantiado
Daisuke Saito
Kunitake Aoki
Tsuneko Aoki
Deborah Mccraken
Tatsuo Yamada
Rick Macaraeg
Locky P
Masaaki Kawamura
FICHA TÉCNICA 
Título Original: Sonic The Hedgehog 2
Por: Mestre Ryu Kanzuki
Sistema: Mega Drive
Fabricante: SEGA
Distribuidora: Tec Toy
País: Japão/ EUA
Lançamento Original: 20 de Novembro de 1992
Jogadores: 1 ou 2
Memória: 8 Megabites
Gênero: Ação
Zonas: 11 Níveis: 19 Badniks: 22
Tipos de Animais Libertados: 11 Chefes: 10 Sub Chefe: 1


HISTÓRIA
EM BUSCA DAS 7 ESMERALDAS CAÓTICAS
Dr. Robotnik, o cientista louco esta de volta mais uma vez e agora voltou a sequestrar os amigos de Sonic para forçá-los a criar uma maquina assustadora !!! Porém, para que seu plano se concretize por completo, ele só precisará achar as 7 poderosas esmeraldas caóticas...

Tendo conhecimento do caso, Sonic o porco espinho entra em ação mais uma vez para salvar seus amigos, sendo que agora ele não esta mais sozinho, ele conta agora com a ajuda da raposa Miles/ Tails (duas caudas) seu fiel amigo desde quando foi bebê, que agora parte com ele nessa aventura.
E com a sua força e velocidade, Sonic e seu amigo Tails, que tem como habilidade o poder de voar com as duas caldas, terão que encontrar as 7 poderosas esmeraldas antes de Robotnik, salvar seus amigos e o mundo do desastre !!

A história é básica: salvar o mundo. Mas o que conta muito mais é o carisma dos personagens envolvidos: Sonic, Tails, Robotnik e suas geringonças. Pelo menos a história e o jogo dão um bom equilíbrio, uma boa base para os 2 personagens, e Tails é um co-protagonista que tem um carisma muito especial na história, ajudando Sonic em determinados momentos e surpreendendo em outros, como as últimas cenas que ele aparece com Sonic no modo 1 Player-Sonic & Tails.

A LENDA DAS RAPOSAS
Em relação ao personagem Tails (Duas Caudas) o que se pode dizer é que ele teria sido inspirado numa lenda do folclore Japonês, já que a raposa de duas caldas é muito comum em relação a esse assunto. Na mitologia as raposas são seres mágicos, que quanto mais rabos eles tiverem mais forte elas ficam, no total elas podem ter ao todo nove rabos, cada rabo é adquirido a cada 100 anos, adquirindo os nove rabos, elas possuem a força absoluta.

7 ESFERAS, 7 ESMERALDAS
Veja se eles não são parecidos??!!

É de cara que a história relacionada as 7 esmeraldas caóticas espalhadas pelo mundo na história de Sonic 2 caiu como uma luva para a SEGA Team fazer uma brincadeira homenageando os SuperSayajins, os personagens do anime & mangá Dragon Ball Z da autoria de Akira Toryama, cuja publicação do mangá foi distribuída pela Shonen Jump de 1984 á 1995. Na história, o herói Son Goku (tambem baseada numa mitologia Japonesa) vagava por todos os lugares e até planetas atrás das lendárias 7 esferas do Dragão. Com a união delas surgia Sheng Long, o grande Dragão, para conceder os desejos de quem as encontrava. E em eventuais casos, Son Goku se transformava em um Super Sayan, com cabelos amarelos espetados, olhos azuis e ultra força.

OS AMIGOS DE SONIC & TAILS


WOCKY: O MACACO

Ele também faz uma ponta nos (Bônus Stages 1 e 3) do próximo jogo: Sonic Spinball.
Aparições: Hill Top Zone e Metropolis Zone

PECKY TUX: O PINGUIN

Aparições: Aquatic Ruin Zone e Oil Ocean Zone
Tux em uma cena do episódio 43 do Animê Sonic X.
Em uma arte preliminar de um desenho de Sonic pela Americana DIC (As Aventuras de Sonic The Hedgehog) que não foi ao ar.

FLICKY*: O PÁSSARO AZUL
Em uma arte oficial do primeiro Sonic
*Arte conceitual de Flicky do jogo produzido pela Tiger, de 1990, antes de estrear na franquia Sonic como coadjuvante;

TOCKY: A TARTARUGA
Ele pode ter sido base de inspiração para o personagem Tommy Turtle dos quadrinhos Sonic The Hedgehog: Archie Comics
Aparições: Sky Chase Zone

RICKY: O ESQUILO
Ela apareceu como a Princesa Sally Acorn* no desenho americano Sonic The Hedgehog o qual se baseia nos quadrinhos publicados pela Archie Comics (e levados para o Brasil pela Editora Escala).
*Ricky reencarnada como Princesa Sally nas HQs
Aparições: Emerald Hill Zone

POCKY: O COELHO
Foi batizado posteriormente como Johnny Lightfoot  por um documento da SEGA Americana denominado como Sonic Bible (Bíblia do Sonic).
Aparições: Chemical Plant Zone


LOCKY: O POMBO
Aparições: Chemical Plant Zone; Hill Top Zone; Metropolis Zone; Wing Fortress Zone

BECKY: O URSO

Aparições: Mystic Cave Zone

CHIRPS: A GALINHA
(Chucky)
Aparições: Mystic Cave Zone; Sky Chase Zone; Final de Tails.

DR. ROBOTNIK: O CIENTISTA MALUCO

Parece que não foi só história de Pense Bem da Tec Toy que levava a hipótese de que Sonic e Dr. Robotnik um dia foram amigos. Segundo os arquivos secretos da SEGA que contam as origens da franquia Sonic (Sonic The Hedgehog Bible*) Dr. Ivo Robotnik era um cientista humanitário conhecido como Dr. Ovi Kintobor até sofrer um acidente em laboratório que o fez perder a sanidade - daí o seu apelido de Cientista Maluco. Um tipo de origem muito semelhante a alguns vilões de histórias em quadrinhos e monstros do cinema. Assim dá pra entender que essa interessante origem foi criada pela SEGA do país de Hollywood.

Na segunda série de desenhos adaptados da DIC (Sonic The Hedgehog) ele também é conhecido como Dr. Julian Ivo Robotnik. Na saga de jogos a partir de Sonic Adventure em diante ele foi apelidado como Dr. Eggman.
DIVERSÃO
Sonic 2 tem a possibilidade de se escolher o Modo 1 Player ou 2 Player V.S., tendo uma variedade maior na diversão do que Sonic 1.

Modos

1 Player: Nesse modo pode se Jogar como Sonic, Tails ou Sonic & Tails. Jogando com Sonic & Tails, o Tails é controlado pelo CPU, mas também pode ser controlado pelo Jogador 2. Nesse modo você encara 11 Zonas, a maioria com 2 níveis sendo uma com 3 e 2 com 1. Algumas mais difíceis (como a Chemical, Metropolis, Fortress e a Death Egg) e outras mais fáceis do que a 1ª versão.

2 Player Vs: Escolhendo essa opção, você compete com o seu amigo, numa corrida entre 4 Zonas, uma delas o Bônus Stage, 3 Zonas são do modo 1 Player,numa tela dividida em 2, uma para o jogador 1 outra para o 2º, no Bonus Stage compete quem pegar mais anéis.
Options: Aqui você ajusta as opções do modo 1 jogador (escolhendo entre Sonic & Tails. Sonic sozinho ou Tails sozinho) ou do modo 2 jogadores. Nas opções do modo 2 Jogadores, dá pra escolher se você quer com ou sem os itens de teletransporte, apertando duas vezes o botão D para baixo e Start. Há a opção Sound Test. Com o Direcional você escolhe as musicas, apertando B você escuta as musicas e o botão A você avança 10 números e o C desliga

Itens
(Monitores e Outros)
Anéis: São essenciais para a sua sobrevivência. Esqueça a barra de life dos outros títulos, isso é o que vai mantê-lo vivo nesse jogo, impedindo que você percar ao ser acertado por armadilhas, exceto obstáculos que esmagam e buracos.
Tênis Mágicos: Estes tênis fazem com que você corra como um vento pelas Zonas

Super Anéis: Dão a você 10 anéis de uma só vez!

Escudo: O protege de um único ataque de um inimigo ou determinadas armadilhas

Cara do Sonic: Dá a você 1 vida. Você também ganha uma vida extra reunindo 100 anéis.

Estrelinhas: Dão a você a proteção dos ataques de inimigos e certos obstáculos (menos buracos) por um curto espaço de tempo
Interrogação (Modo 2 Player VS)Dano ou Teleporte
Teleporte (Modo 2 Player VS)Faz com que o jogador adversário volte pro início da Zona
Robotnik (Modo 2 Player VS): Causa danos ao jogador que tiver o azar encontrar a cara do barrigudo.
Postes de Luz: Encontrando-os, fazem com que você não volte a Zona toda e sim do ponto do poste que  você os encontrou. Se estiver com 50 anéis, umas estrelas surgirão em volta do poste, pule nele para entrar no Bônus Stage*.

*Estágio de Bônus
(Bonus Stage)
Neste estágio você percorre por um túnel, é preciso pegar um número de anéis conforme ao que aparece acima da tela, obedecendo ao número de anéis adquiridos, tomando cuidado com as bolas pretas, que ao encostar neles você perde os anéis. Concluindo o estágio você ganha 1 Esmeralda Caótica, cada uma tem uma cor, assim como os 7 níveis deste estágio.

Super Sonic ou Super Tails
Ao reunir todas as 7 esmeraldas do jogo durante este estágio, Sonic poderá se tornar Super Sonic, ao coletar num total de 50 anéis, e pular no ar com A, B ou C. Tails também poderá se transformar, jogando com ele sozinho.

Continue
(Modo 1 player)
Você só adquire conseguindo 10.000 pontos

Inimigos
Cada inimigo derrotado vale 100 pontos e derrotando Robotnik ao final de cada Zona vale 1000. Todos os inimigos robóticos do jogo (Badniks*) são os amigos animais* de Sonic transformados em criaturas metálicas e maléficas, derrotando-os, você os liberta.

Terminando uma Zona
Nos acts (níveis) sem chefes uma bandeira com a cara do Robotnik se transforma na cara do Sonic ou Tails. No término da Zona, ganham-se bonificações com pontos em tempo e anéis adquiridos dependendo de suas condições durante a Zona.
Em Zonas com chefes, você tem de destruir uma maquina para libertar os amigos de Sonic e Tails no término dela. As Zonas finais, Sky Chase, Wing Fortress e Death Egg, estão fora destes procedimentos de pontuação.


ZONAS
Zona é o título que costuma denominar as fases da maioria dos jogos de Sonic desde o primeiro. Para entender o nível de avaliação de cada Zona de Sonic 2, segue a legenda no final.

Zona da Montanha Esmeralda
(Emerald Hill Zone)
Níveis (Acts): 2
Dificuldade: Fácil
Animais Libertados: pássaros azuis; esquilos


Como a 1ª Zona de Sonic 1, a 1ª Zona de Sonic 2 é numa praia tropical - agora com loopings e trampolins verticais.

-Badniks-


Coconuts
Macacos robóticos que jogam cocos

Buzzers
Abelhas metálicas que atiram

Mashers
Piranhas Robóticas

Chefe (Drill Eggman ドリルエッグマン)Robotnik (como sempre) vindo com uma espécie de trator com uma furadeira na ponta. Bem mais fácil do que em Sonic 1 (que era uma nave usando um pêndulo). Basta pular sobre ele toda vez que ele aparecer.

Zona da Indústria Química
(Chemical Plant Zone)

Níveis (Act): 2
Dificuldade: Médio
Animais Libertados: Coelhos; Pombos
Armadilha: Águas tóxicas que se elevam (você não pode ficar muito tempo dentro deles ou se afoga); espinhos; plataformas móveis e buracos.

Um labirinto de alta tecnologia, construído com canos e dutos. Robotnik inundou a fábrica como uma piscina de líquido tóxico chamado mega mack. Certos momentos a Zona se inunda e Sonic precisa rapidamente sair para um local seguro antes que se afogue ou então pegar as bolhas de oxigênio.

-Badniks-


Grabber
Aranhas mecânicas

Spiny
Um animal mecânico que lança bolas amarelas, lembra o caranguejo de Sonic 1

Chefe (Water Eggman ウォーターエッグマン): Robotnik vem com uma espécie de geringonça voadora que lança gotas azuis de mega mack. As plataformas se movem a qualquer momento, fazendo você cair, tome cuidado. Para derrota-lo, é só pular em sua direção.

Zona Da Ruína Aquática
(Aquatic Ruin Zone)
Níveis (Act): 2
Dificuldade: Normal
Animais Libertados: pássaros azuis; pinguins
Armadilhas: cones com a cara do Robotnik que disparam lanças. Há as plataformas que se desintegram como em Green Hill Zone (a 1ª Zona de Sonic 1). Nas águas submersas, você vai necessitar pegar as bolhas de ar para não se afogar.

As ruínas romanas são uma das Zonas mais bem feitas do jogo. Dentre os vários detalhes: as folhas se despencam ao se movimentar dentro deles. Os lagos submersos dão bastante trabalho.

-Badniks-


Wisp
 Moscas mecânicas

Chop Chop
 Espécie de filhote de tubarão mecânico

 Grounder
O trator robótico lembra aqueles robozinhos de controle remoto;


Nos desenhos animados em As Aventuras de Sonic The Hedgehog.

Chefe (Hammer Eggman トンカチエッグマン): Robotink com uma das suas naves, levanta duas plataformas, cada uma lança flechas, quando sua nave bate com um martelo de ferro em um dos obstáculos. Para derrota-lo basta pular sobre as flechas penduradas em uma das plataformas e depois nele mesmo. Tome cuidado para não ser acertado pelas flechas e o martelo da nave do Robotnik ao encostar nas plataformas.

Zona Noturna do Cassino
(Casino Night Zone)
Níveis (Act): 2
Dificuldade: Fácil
Animais Libertados: Pássaros Azuis; Ursos
Armadilhas: espinhos; plataformas que esmagam

A Zona mais famosa de Sonic 2 (dando origem ao próximo jogo: Sonic Spinball) no melhor estilo Zona Caça Niqueis. A Zona é super colorida e cheia de detalhes. Ao cair em um dos caça niqueis do jogo você pode ganhar muitas esmeraldas ou então nada. Alguns trampolins são carregáveis e dependendo do impulso o lançam para bem longe.

-Badniks-


Crawl

 A espécie com cara de gafanhoto robótico e características de animal marinho usa armadura e um escudo que bloqueia seus golpes. Acerte-o por trás

Chefe (Catcher Eggman キャッチャーエッグマン): Robotink vem com uma espécie de nave lembrando um disco voador. Com um gerador elétrico embaixo dele, ele se abaixa e fica andando pela tela. O cenário do chefe é redondo, podendo se andar de um lado pro outro e pular sobre ele tomando impulso.

Zona do Topo Da Montanha
(Hill Top Zone)
Níveis (Act): 2
Dificuldade: Médio
Animais Libertados: pombos; macacos
Armadilhas: plataformas que se elevam com terremotos; lavas e espinhos


Lavas de vulcões e terremotos sacodem a Terra. Gangorras e locais subterrâneos nessa Zona, chega a lembrar um pouco a Marble Zone de Sonic 1, melhorada !!

-Badniks-


Rexon
 Uma espécie de tartaruga metálica que vive na lava

Spiker
Caranguejo com um chapéu pontudo na cabeça

Gohla
 Bolas vermelhas armadas com bolas de fogo em volta

Chefe (Submarine Eggman): Robotnik usa uma maquina que trafega pela lava, ao se esconder por ela, lança fogo por uma das plataformas, acerte o sempre que ele aparecer, e desviando do fogo.

Zona da Caverna Mística
(Mystic Cave Zone)
Níveis (Act): 2
Dificuldade: Normal
Animais Libertados: galinhas; ratos
Armadilhas: Espinhos; plataformas que se quebram; obstáculos que esmagam

A Zona é uma floresta estranha de luzes instáveis. Robotnik passou por este lugar procurando pelas esmeraldas caóticas.

-Badniks-


Flasher
Vagalume metálico

Crawlton
 Centopéia mecânica

Chefe (Drill Eggman 2): Robotnik usa agora uma maquina que perfura tetos, derrubando estalactites pela tela, desvie deles e acerte-o, pelo lugar em que ele não estiver se protegendo pela furadeira.

Zona do Oceano de Óleo
(Oil Ocean Zone)
Níveis (Acts): 2
Dificuldade: Difícil
Animais Libertados: passarinhos; pinguins

As refinarias de Robotnik estão bombeando a todo vapor. O óleo bruto poluiu o oceano. Passarelas escorregadias e explosões de válvulas trafegam Sonic e Tails muitas vezes por esta Zona.

-Badniks-


Aquis
 Cavalo marinho metálico

Octus
 Polvo metálico

Armadinhas: espinhos parados e móveis (lembra Sonic 1); vapor de válvulas; oceano escorregadio (te suga para baixo)

Chefe (Submarine Eggman Mk II): Robotnik usa um submarino que dispara lasers e uma centopeia mecânica. Desvie destes obstáculos e acerte-o sempre que ele der as caras no oceano. Cuidado para não ser sugado.

Zona Metropolitana
(Metropolis Zone)
Níveis (Acts): 3
Dificuldade: Difícil
Animais Libertados: macacos; pombos
Armadilha: plataformas com flechas, lavas, plataformas que esmagam

Enfim, Sonic persegue Robotnik em sua própria cidade. Mas ele acha uma fortaleza de ferro e aço. Perigos surgem em cada cilindro giratório, em cada pistão e em cada engrenagem. Pressione o Botão D para a direita ou esquerda para subir ou descer a porca pelos parafusos.

-Badniks-


Shellcraker
Carangueijo metálico que dá soco

Slicer
Gafanhoto metálico que atira garras teleguiadas. Parece um misto de ninja em posição de Kung-Fu.

Asteron/ Teru Star
 Estrelas metálicas que explodem feito um kamikaze

Chefe (Flyinmobile フライングエッグマン): Robotnik e a sua nave básica, mas envolto de bolas brancas o protegendo. Acerte-o exatamente no local que elas não o protegem e depois acerte nas bolhas que replicam Robotnik. Cada acerto uma bolha é detonada. No fim, Robotnik passa a atirar lasers. Aí é fácil, basta um ultimo golpe de misericórdia por baixo.

Zona da Perseguição no Céu
(Sky Chase Zone)
Níveis (Act): 1
Dificuldade: Fácil
Animais Libertados: tartarugas; galinhas
Armadilhas: Não use o super ataque devastador aqui, você pode cair do asa-delta.

Robotnik fugiu para o céu! Sonic entra em ação pela 1ª vez de asa-delta e Tails como seu piloto, numa arriscada batalha pelos céus!! Uma das Zonas mais legais de Sonic 2.

-Badniks-


Turtloids
São os dróids tartarugas, apoiadas a um tartarugão mecânico

Nebula
 Bichinhos metálicos escondidos em pequenas maquinas com hélices que soltam bolas de ferro com espinhos

Balkiry
Águias metálicas em forma de aviões

Zona da Fortaleza Voadora
(Wing Fortress Zone)
Níveis (Act): 1
Dificuldade: Difícil
Animais Libertados: pombos; macacos
Armadilhas: buracos, plataformas que se desfazem.

Enfim, a fortaleza voadora de Robotnik. O sistema de defesa destrói o Asa Delta com Tails. Agora só dependerá de Sonic para completar a batalha final.

-Badniks-


Clucker
 Galinha mecânica que lança ovos de um tanque


Chefe (Barrier Eggman): Robotink agora utiliza uma maquina que dispara laser pelo teto. Pule sobre a plataforma e sobre a maquina mas cuidando com o laser, fique no canto da tela.
Após derrotar o chefe, Robotnik foge para o espaço e Sonic fica agarrado em sua nave.
Animação bem legal.

Zona do Ovo da Morte
(Death Egg Zone)
Níveis (Act): 1
Dificuldade: Difícil

A outra fortaleza secreta de Robotink fica no espaço sideral, é aqui que ele esconde a sua maquina mais terrível e assustadora, o Ovo da Morte !!

-Sub Chefe-
 O clone robótico de Sonic. Desvie dos seus ataques e ataque-o sempre de frente, quando ele vier correndo contra você, menos quando ele estiver em forma de bola.
O Sub-Chefe de Sonic 2 é conhecido também como Silver Sonic (segundo o manual Japonês de Sonic 2) fez a sua aparição em adaptações para os quadrinhos.
A versão preliminar do Clone de Sonic evoluiu posteriormente, se tornando Metal Sonic. O famoso antagonista de Sonic CD.


Chefe: Robotink corre para a sua maquina temida, o gigantesco Ovo da Morte. Pule em sua barriga, desviando do ataque das mãos e fique no canto quando ele estiver mirando o lugar que ele vai cair,quando a mira piscar vermelho vá para longe e ataque na barriga, repita o procedimento umas 12 vezes.

-Final-
Após derrotar o Ovo da Morte, Sonic foge da base espacial e cai para a Terra. Surge um CG em quadros estilo animê dos amigos de Sonic olhando para o céu. Tails surge e parte com o asa delta reconstituído com um jatinho para os céus. Vários amigos pássaros sobrevoam o céu, com Tails e Sonic para celebrar o final, e depois de um tempo eles vão embora. Sonic e Tails na asa delta vão para o fundo da tela, surge um Zoom, quando volta, Sonic dá um pulo fazendo uma pose de vitória na tela estilo Superman.
Pegando todas as esmeraldas o final é quase o mesmo, sendo que Sonic está transformado em Super e Tails vem só para acompanhá-lo, junto com os amigos pássaros. Mesmo que não haja muita mudança, é um bom final.
Como Tails o Final é o mesmo, sendo que é Sonic quem esta pilotando o asa delta, e não há o CG em Animê
Os finais de Sonic Spinball e Sonic & Knuckles tem características em seus finais semelhantes a este.

A cena dos créditos estão mais simples do que em Sonic 1, já que não aparecem cenas do jogo em meio aos créditos e nem o Robotink aparece com a sua famosa risada segurando as esmeraldas - se no caso você chegar ao final sem ou com todas elas.

Avaliação de dificuldade das Zonas: NormalFácil, Médio e Difícil.

Mistérios
 by Mestre Ryu 

Zonas Deletadas
Sonic com os olhos e características de Sonic 1 e Tails.. uma raposa do sexo feminino?


Zonas deletadas é uma dos muitos mistérios em volta de Sonic 2. Abaixo você verá três Zonas que estavam começando a serem produzidas em sua fase beta, mas que por algum acaso foram deletadas em sua versão final (Alpha) a que foi comercializada:

Zona da  Montanha Empoeirada
(Dust Hill Zone)
A Zona Desaparecida é também conhecida como Sabaku Zone (Sabaku significa Deserto em Japonês)

Esta Zona se passa no deserto. Foi apenas mostrada esta cena em revistas estrangeiras e em capas da versão Asiática do cartucho de Sonic 2. Parece que ela pode ser acionada na versão final, mas com um truque muito arriscado, retirando o cartucho Sonic 2 com o seu Mega Drive ligado na Zona da Oil Ocean e colocando-a de volta e apertando Reset. Você caíra na misteriosa Zona, porem ela é incompleta (por ter sido retirada da programação principal do jogo). Não há 100 % de certeza que funcione, já que este bug pode tornar seu cartucho inutilizável.
Semelhança é pouco, pura coincidência: essa Zona teria inspirado a Sega a criar a Sandopolis Zone para Sonic & Knuckles

Cena de um comercial de Sonic 1 que na época o jogo nem sequer tinha nome

Nota-se na cena que o jogo realmente teria uma Zona no deserto, mas que só seria aproveitado mesmo em Sonic 2 o qual jamais foi usado, provavelmente pela falta de tempo da Sega Team.

Posteriormente, o nome Dust Hill Zone foi substituída pela Mystic Cave Zone.

Zona do Palácio Escondido
(Hidden Pallace Zone)
Esta seria a verdadeira 5ª Zona do jogo que originalmente víria após a Mystic Cave Zone. Ela está disponível na fase beta, porém, está incompleta. Termina em uma pedra verde que impede a passagem.

Apesar de tudo, há vestígios desta Zona perdidos na versão final de Sonic 2. Na opção Sound Test pode-se ouvir a musica da Zona na faixa nª10. E com Game Genie você acessa o que sobrou da Zona perdida.

Curiosidade: Em Sonic & Knuckles existe uma Zona com o mesmo nome. Outra ideia perdida da Sega resgatada nesse jogo. Mas deixou a desejar por ser curta - você apenas enfrenta o equidna Knuckles nele. Logo depois vem uma animação com a Grande e as Supers Esmeraldas ao fundo.

Zona da Floresta
(Wood Zone)
Esta Zona pode ser jogada na versão beta e também não tem final. Aparenta ser uma Zona com um visual muito bem feito. A musica de que seria originalmente de Wood Zone é a que passou a ser usada para a Metropolis Zone na versão final, alem de contar com as portas de teletransportes usadas na mesma.

Zona Noturna do Cassino: 1ª Versão 
(Casino Night Zone)
Na primeira versão desta Zona Noturna do Cassino (Casino Night Zone) é possível ver uma estrutura um pouco semelhante com  Spring Yard Zone (Sonic The Hedgehog) e com direito a loopings. Músicas, gráficos e efeitos sonoros são bem diferentes (resgatam o primeiro Sonic em muitos momentos).
Mais fotos da versão inacabada. Fotos da revista Supergame número 16.

Zona da Nova Montanha Verde
(Neo Green Hill Zone)
Remetendo a primeira Zona do Sonic anterior (Green Hill Zone) inicialmente, posteriormente os produtores se desprenderam dessa ideia (de seguir o que já foi feito) e deram vida a Aquatic Ruin Zone. A Zona não tinha inimigos mas muitas das suas estruturas são partes que deram vida a .

Megabites
Scan da revista Videogame Nª20 
Especula-se que, inicialmente, Sonic 2 teria 16 megas. Uma reportagem na extinta revista Videogame em 1992 comprovava esse fato, anunciando até a existência da Hidden Pallace Zone, uma das primeiras Zonas que começaram a ser produzida em sua fase beta.

Seria bom se Sonic 2 tivesse 16 megabit, assim, muitas outras coisas abandonadas pela Sega Team teriam entrado no jogo. Com a deleção das Zonas abandonadas, ela teria reduzido para 8, porém, deixando alguns vestígios em sua parte de programação final já que não poderia ser regravado o que já foi feito, os recursos do pente dos cartuchos não permitiam.
JOGABILIDADE
Os comandos são bem simples, isso agrada a gregos e troianos. Os direcionais movimentam Sonic e Tails para as direções e os botões A, B e C dão o ataque de giro de Sonic e Tails.

-Comandos-
Vale para Sonic ou Tails.
Ataque Giro Supersônico: Apertando A, B ou C, Sonic ou Tails dão uma cambalhota no ar. Serve para pular plataformas, obstáculos e detonar inimigos. Correndo e apertando para baixo, se dá uma cambalhota no solo derrubando os inimigos e certos obstáculos com o Giro rastejante (回転ジャンプ).
Super Ataque Devastador: Segurando baixo + A, B ou C repetidamente, Sonic ou Tails carregam mais velocidade e potência - ótimo para as partes de loopings aonde você terá que passar rápido para fugir ou detonar alguns obstáculos
GRÁFICOS
Estão mais suaves do que seu antecessor, mas não deixam de serem belíssimos com alguns novos detalhes e novos quadros na animação de Sonic. Abaixo uma análise de animações dos dois personagens selecionáveis no jogo: Sonic e Tails.

SONIC
Ganhou frames mais suaves em seu traço. Pequenos detalhes em seu rosto, como um reflexo ao lado do olho. Sua movimentação ao correr também mudou: ele movimenta mais as mãos e os pés mas continua movendo a cabeça levemente para os lados. Quando está parado ele bate o pé, olha no relógio e depois de um certo tempo deita no chão ainda esperando. Quando está na ponta de uma plataforma ele tem 2 animações: uma que se equilibra com um pé só movendo a mãos pra se equilibrar; e se ficar ainda mais na ponta, ele se equilibra com os dois pés girando as mãos desesperadamente olhando para baixo.
Como Super Sonic, ele aumenta um pouco de tamanho (sua transformação é a mesma quando um personagem de Dragon Ball Z explode o Ki) e fica de braços cruzados quando está parado. Umas estrelas giram em sua volta. Quando corre, suas mãos ficam pra trás, inclinados assim como os pés e estrelas voando atrás como se voasse em pé. Se está na ponta de uma plataforma: ele se equilibra com os dois pés de braços cruzados; se estiver ainda mais na ponta a animação é a mesma. Seu corpo pisca amarelo - ora mais forte ora mais fraco.


TAILS
Tails tem animações legais outras mais simples que a de Sonic. Ele só tem uma animação quando está na ponta de uma plataforma, que é estar equilibrado com um pé só se debatendo de leve no ar com as mãos como Sonic. Quando corre, ele mexe a cabeça para frente. Quando esta parado, ele mexe as duas caudas. Quando corre, suas caldas giram como uma hélice, voa apenas quando se perde de Sonic no modo Sonic And Tails. Como Super Tails, suas animações são as mesmas do Tails normal, mas o seu corpo pisca laranja - ora mais forte, ora mais fraco.

-Comparações-
Em Sonic 2, os frames das estrelinhas de invencibilidade vem em menor proporção do que em Sonic 1. Isso comprova que os gráficos parecem estar mais suavizados. Acontece com os frames do escudo também.

Antes

Depois

TOP 4: CENÁRIOS

Aquatic Ruins Zone
(Zona da Ruína Aquática)
O visual da Zona é excelente. Ao se movimentar por dentro das folhas, elas se despencam...


Casino Night Zone
(Zona do Cassino Noturno)
A Zona mais famosa de Sonic 2 também tem um ótimo visual, com muitos detalhes e cores...



Wing Fortress Zone*
(Zona Da Fortaleza Voadora)
Também tem um visual bem interessante. Dentro de um enorme avião de alta tecnologia (lembrando mais um terminal de aeroporto) com: carrinhos carregadores de mala; ganchos que levam a locais altos e tudo mais...

*Uma fase semelhante a essa em Sonic Adventure 1 de Dreamcast teria se inspirado nesta Zona.


Bonus Stage
(Estágio de Bonus)
A grande corrida pelo túnel 3-D atrás das esmeraldas também é um grande destaque. Muito bem feita para um cartucho de 8 Megas.

O Script da Apresentação 
Sonic percorre a tela SEGA 2 vezes pelos lados: vindo pela direita e retornando pela esquerda, deixando um rastro azul. Logo depois a famosa canção SEEGAA (como de costume em quase todas as versões da série Sonic de Mega Drive).

Sonic And Miles Tails Power in..Logo depois surge estas descrições, lembrando início de um filme. Depois daí, estrelinhas brilham em uma tela escura; surge uma espécie de anel com estrelas azuis em volta,  Sonic e Tails surgem fazendo poses. A musica tocada é uma espécie de remix da abertura de Sonic 1. O show finaliza caindo uma estrela cadente no final. Todo um clima muito bem feito para um grande retorno agora em dose dupla.

Informações na Tela
As telas que aparecem as descrições dos nomes de cada Zona tem um visual colorido bem feito.

No canto superior e inferior esquerdo, fica os detalhes essenciais para se basear no jogo. São eles:
Score: mostra os pontos que você faz durante o jogo
Time: o tempo que você tem que levar pra terminar uma Zona são no total de 10 minutos. Chegando no fim, a letra pisca vermelho.
Ring: Nª de anéis coletados. Sem nenhum, ele pisca vermelho.
Vida: Na parte inferior esquerda da tela aparece a cara do personagem indicando-lhe o nª de vidas. inicialmente você começa com 3 vidas
As dos Bonus Stages também são legais, aparecem uma mãozinha e descrições pra ver se você está indo bem ou mal. Quando aparece o número de anéis, ela se desmonta e aparece uma mãozinha com descrições se você esta indo bem (Ex: Cool, a mãozinha faz sinal de positivo) ou mal (Ex: Not Rings Enough, a mãozinha faz sinal de negativo)
SOM

Os efeitos sonoros de Sonic 2, como a de coletar anéis, pular nos inimigos e pegar os itens é praticamente a mesma de Sonic 1, inclusive a musica do item de invencibilidade (exceto a abertura da musica). Quando você pega o item dos tênis mágicos a musica corre mais rápido - efeito 100% parecido com o jogo anterior. As canções do jogo são muito boas (exemplo de qualidade da série). No modo 2 Player VS, 3 músicas de Zonas estão modificadas.

A musica de encerramento de Sonic 2 é uma das grandes obras primas do jogo, ela foi composta por Masato Nakamura  - um integrante de uma banda chamada Dreams Come True. O nome da música é Sweet Sweet Sweet, do album The Swinging Star, lançado a poucos dias antes do lançamento de Sonic 2. Masato também compôs a ótima trilha do Sonic 1.

Top 8: Trilha Sonora
A trilha tem um interesse equilibrado, desde temas sensíveis à temas nervosos. Todas de alta qualidade. Vale destacar algumas desse repertório memorável.


Casino Night Zone (Versão 2 Players)
A versão minigame do tema original (1 Player) faz jus ao tamanho: é bem bonitinha.

Boss Theme (Zonas 1 ao 11: Sub-Chefe)
Traz uma bom agito, como tema de batalha, mas a música do primeiro game ainda ganha no suspense.

Wing Fortress Zone
Os poderosos tambores nos preparam para os últimos momentos de Sonic 2.

Aquatic Ruin Zone
Tema com ares mais latinos é destaque dessa composição.


Staff Credits
Da introdução à mixagem, com várias músicas do jogo, fecha o final com chave de ouro.


Sweet Sweet Sweet - Dreams Come True (Encerramento do Jogo)
Uma excelente conversão do original composta pela banda Dreams Come True

Death Egg Zone
Como podem ver, adoro músicas de Climax

Hidden Pallace Zone
A música mais misteriosa do jogo. Eu sempre parava pra ouvir no meu videogame, mas nunca soube de onde ela vinha até surgir a Internet.

NOTAS FINAIS
FAZENDO O QUE GOSTA: MONTANDO O MATERIAL DO ARTIGO SONIC 2
Se grandes diretores relançam seus grandes filmes com alta qualidade ou em outros formatos porque eu não posso reviver este que é uma das matérias mais adoradas pelos meus leitores? Pois é. Tudo começou entre o fim de Novembro e início de Dezembro em 2004. A primeira versão do meu artigo de Sonic 2 foi lançado oficialmente em 2 de Dezembro de 2004 para o Fórum Fighters.

Suei um pouco pra dar vida ao projeto pois eu tinha que ficar jogando pra buscar aquela nostalgia perdida e me sentir em 1992 novamente, lendo Ação Games e tudo mais. Eu precisava desse espírito para montar essa matéria.

Sonic 2 dispensa apresentações, é considerado por muitos o melhor. Foi um dos que mais me divertiu, embora só perca para o Sonic 3 & Knuckles.
Sonic 2 eu relego a segundo plano mas ainda assim é um dos melhores jogos do Mega Drive e há um empate técnico no PUNHO DOURADO desta vez. Sonic & Tails ficam com o selo de Melhor dupla e Dr. Robotnik como o melhor vilão por suas engenhocas.
CRÉDITOS
DEDO NO JOYSTICK EDIÇÃO HISTÓRICA
SONIC THE HEDGEHOG 2
(Mega Drive)
SOZINHO? NÃO DESTA VEZ
2004, 2012 ©Mestre Ryu (textos, adaptações e edição de imagens)
Sonic e todos os personagens e produtos aqui relacionados a Sonic The Hedgehog 1 & 2 são propriedades da SEGA. 1991, 1992 ©SEGA/ TEC TOY

OBRIGADO POR SUA LEITURA
  by Mestre Ryu
___SONIC THE HEDGEHOG 20 ANOS: PERCURSOS___
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